A Redação
Goiânia - A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) reuniu informações de empresas associadas e indicou que o número de lançamentos em novembro de 2019 foi de 11.340 unidades. Isso corresponde a um aumento de 49,6% em relação ao mesmo mês de 2018, colaborando para um volume de 92.558 unidades lançadas no acumulado do ano (volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período de 2018).
Já as vendas totalizaram 11.357 unidades no último mês analisado, aumento de 0,8% em relação às vendas de novembro de 2018, totalizando 103.408 unidades vendidas até novembro - queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2018. Considerando os últimos 12 meses, os lançamentos e vendas de imóveis novos totalizaram, respectivamente, 109.323 e 113.950 unidades, resultados que correspondem a um aumento de 12,3% no número de unidades lançadas, e uma queda de 1,7%, no volume comercializado.
Sobre a ligeira queda no volume comercializado no acumulado do ano, as vendas líquidas de imóveis novos - calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo - cresceram 9,4%, no acumulado de 2019 (em comparação com mesmo período de 2018). Tal resultado, por sua vez, reflete a queda expressiva no volume de distratos no balanço parcial de 2019 (-33,5%), bem como a redução observada na razão distratos/vendas - a média desse indicador até novembro de 2019 (16,5%) mantém-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (24,6%).
Na análise por tipologia residencial, a maior parte dos lançamentos (78,8%) e das vendas (69,8%) realizadas nos últimos 12 meses ainda corresponde a unidades comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) foram responsáveis por 21,2% das unidades lançadas e 30,2% das unidades vendidas no período. Em termos de variação, os lançamentos do segmento MAP recuaram 1,6% em relação ao período precedente, enquanto as vendas e as vendas líquidas do segmento MAP cresceram, respectivamente, 1,6% e 20,6% no período.
Comparativamente, o número de lançamentos residenciais associados ao Programa MCMV nos últimos 12 meses superou em 20,2% o volume lançado no período precedente, enquanto as vendas desse segmento recuaram 2,4% na mesma base comparativa. Por outro lado, as vendas líquidas do segmento MCMV avançaram 3,1% no levantamento dos últimos 12 meses.