Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Não perca dinheiro

Veja dicas para usar os pontos do cartão de crédito com segurança

Conheça benefícios dos programas de fidelidade | 01.12.19 - 14:39 Veja dicas para usar os pontos do cartão de crédito com segurança (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
Quando usado de forma consciente, o cartão de crédito pode ser um forte aliado do consumidor. Além de uma boa opção para compras maiores e que, muitas vezes, precisam ser parceladas, os programas de fidelidade ou de pontos também concedem vantagens ao usuário. Muitas operadoras possibilitam a troca dos pontos por benefícios, que variam desde passagens aéreas até produtos e outros serviços.
 
Para o economista Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), os clubes de pontos podem oferecer diversas vantagens. “É um serviço que pode impactar positivamente nas finanças, garantindo uma certa economia na hora de pagar por alguns produtos”, comenta. Mas o economista alerta também para os riscos do mau uso do cartão. “É preciso apenas utilizar com consciência para não se endividar. Pagar sempre o valor completo da fatura e evitar o parcelamento para não pagar taxas e juros são importantes”, orienta.
 
Para usar os pontos com segurança, Felisoni dá algumas dicas para identificar as reais vantagens dos programas oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito.
 
Entenda o que são os pontos
Muitas operadoras oferecem um ponto a cada dólar gasto, seja no Brasil ou no exterior. Ou seja, você precisa gastar o valor equivalente ao dólar para conseguir juntar um ponto de vantagem. A quantidade dos pontos vai determinar o “brinde” disponível. Cada agência possui uma conduta própria em relação aos custos e benefícios. Por isso é importante entender como funciona com a sua operadora para definir a melhor estratégia para acumular pontos.
 
Conheça os benefícios
As milhas aéreas são as trocas mais comuns dos usuários, mas os clubes de fidelidade muitas vezes, também oferecem descontos em produtos, diárias em hotéis, jantares, troca em roupas, eletrônicos, utensílios domésticos, entre outras opções. Para conhecer as possibilidades de resgate, geralmente, cadastre-se no site do programa ou entre em contato com a operadora do seu cartão.
 
Validade dos pontos
Os pontos possuem prazo de validade. Fique atento para não perder todos os pontos que levou tempo para juntar. Acompanhe a evolução da pontuação na fatura ou no site do cartão.
 
Valor para transferir os pontos
Clubes de milhagem, como Smiles e Multiplus por exemplo, aceitam pontos externos. Assim é possível acumular os pontos em um único lugar, o que é mais vantajoso quando a intenção é viajar. Por exemplo, se você tiver 15 mil pontos em grupos como o Multiplus, mas precisa completar com mais 2 mil para conseguir pegar as passagens, você pode solicitar a transferência. Geralmente, as operadoras cobram taxa, mas o custo costuma ser baixo e compensa o investimento. Atente-se apenas ao tempo que os pontos levam para migrar, para se planejar sempre que optar por esse serviço.
 
Anuidade
Em alguns casos, os pontos também são convertidos na anuidade do cartão. Mas, segundo Felisoni, se a operadora concede muitos benefícios, em geral a anuidade pode ser mais alta do que o comum. “Entenda se a taxa vale o que o programa oferece. Compare o preço real do prêmio para avaliar se o desconto vale a pena no momento”, indica o presidente do IBEVAR. Dependendo do valor da taxa, é mais vantajoso ter um cartão sem o clube de fidelidade, mas com anuidade zero.
 
Limite do cartão
Aqui Felisoni faz um alerta. “Quando o consumidor acumula muitos pontos, significa que está usando o cartão de crédito com frequência. Isso pode gerar dividas difíceis de pagar e pode virar uma bola de neve. É preciso usar com consciência”, orienta o economista.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351