A Redação
Goiânia - O governador Ronaldo Caiado anunciou, no fim de semana, a criação de um novo parque industrial em Bonfinópolis, município com quase 10 mil habitantes localizado na região metropolitana de Goiânia. O comunicado ocorreu durante entrega das chaves de residências para 34 famílias da cidade no Residencial Campo Belo, construídas pela parceria Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Governo Federal/Caixa Econômica Federal (CEF) e prefeitura.
“Estamos atraindo investidores para todo o Estado, corrigindo as injustiças. É como eu sempre digo, não tem nenhuma política que dê tanto resultado para combater desigualdades regionais como a geração de postos de trabalho”, disse o governador. Caiado ainda lembrou que 112 empresas já assinaram protocolos de intenção para instalação em Goiás.
Compete à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) a implementação do distrito com infraestrutura adequada dentro de um novo conceito de polo industrial lançado pela empresa estatal, o Condomínio de Desenvolvimento Econômico (CDE). A intenção é priorizar na proposta a nova economia, com avanços tecnológicos inclusive para explorar a produtividade primária.
“Temos investido de forma muito consciente na expansão da infraestrutura do Estado com a intenção de atrair mais empresas para Goiás. Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, queremos expandir a industrialização para as regiões que mais necessitam”, afirmou o presidente da empresa estatal, Marcos Cabral. A criação do novo condomínio em Bonfinópolis já foi votada e aprovada pelo Conselho de Administração da Codego e em breve as obras de infraestrutura devem começar.
O prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro, ressaltou que a geração de empregos é a principal demanda do município atualmente, tendo em vista que 30% da população sai de Bonfinópolis para trabalhar em Goiânia.
“Representa o desenvolvimento econômico da nossa cidade e a libertação municipal. Temos ainda uma dependência econômica do Estado, da União e de emendas parlamentares para fazer investimentos. Além disso, os nossos trabalhadores acabam deixando boa parte do salário em Goiânia, descapitalizando a nossa cidade. Por isso que a vinda de um distrito industrial é tão importante para gerar empregos diretos, que hoje é a principal demanda municipal, além de vários outros indiretos”, destacou.
O CDE será instalado em um município com amplo potencial de desenvolvimento, localizado em um vultoso centro empresarial entre Goiânia, Aparecida e Anápolis e a apenas 40 minutos do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, na capital. E vale ressaltar que a vinda de novas empresas para a região também deve alavancar a economia das cidades vizinhas, como Caldazinha, Leopoldo de Bulhões e Goianápolis.
Área
O terreno do novo parque industrial será doado pelo município ao Estado e, posteriormente, repassado para administração da Codego. “Já consta em nosso plano diretor áreas voltadas para a expansão industrial do município. Temos em vista algumas áreas particulares que nós entraremos em negociação para adquiri-las e posteriormente repassar os terrenos para o Estado e para que a Codego possa implementar o polo industrial. A nossa meta é regularizar toda essa situação ainda neste primeiro semestre”, afirmou o prefeito.