A Redação
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participará de evento de assinatura de protocolos de intenção para a instalação de 21 novas empresas em Goiás, com o respectivo incremento de mais de R$ 1 bilhão na economia goiana, em modo remoto, às 10h desta segunda-feira (25/5).
Deputados, prefeitos e representantes de instituições empresariais que congregam os beneficiados participarão da celebração do acordo.
A escolha da data, 25 de maio, para manifestação da chegada das novas empresas tem um motivo especial: é Dia da Indústria, e o Governo de Goiás presta homenagens às indústrias goianas com o anúncio da chegada de novas empresas que decidiram se instalar em território goiano.
Esta é a segunda solenidade para assinatura de protocolos de intenção realizada este ano pelo governador Ronaldo Caiado e o secretário Wilder Morais, titular da SIC. A expectativa para o panorama dos negócios, em plena crise do coronavírus (Covid-19), é de geração de mais de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.
A meta é promover o desenvolvimento, criação de postos de emprego, com a devida absorção de mão de obra e movimentação de caixa, mediante investimentos no setor privado com incentivos governamentais, por meio do ProGoiás, novo programa de incentivos fiscais do Estado. A instalação das empresas ocorrerá em 18 municípios, distribuídas em todas as regiões de Goiás, com destaque para o Norte, Nordeste e Entorno do Distrito Federal.
O trabalho de atração de empresas em Goiás tem como meta a regionalização do desenvolvimento, numa escalada positiva da economia, contemplando especialmente cidades do Norte, Nordeste e Entorno do Distrito Federal. “O governo tem no engrandecimento regional com ênfase no crescimento das localidades mais carentes, um dos fatores de superação dos efeitos das crises sanitária e econômica”, frisa o secretário Wilder Morais.
Dois meses
A movimentação de serviços para a instalação e o início das atividades produtivas das indústrias nos 18 municípios goianos, seguindo critérios adotados pelo protocolo de intenção e adesão ao ProGoiás, deve ocorrer em um prazo de 60 dias, a partir da materialização das negociações.
Ao assinar o protocolo e adotar um dos pilares da política econômica apregoada pelo Governo de Goiás e iniciar o pleno funcionamento de operações empresariais e de industrialização, o setor incrementa o mercado de trabalho, a geração de renda, ganhos, rendimentos e faturamentos. “Num momento de incertezas a direção é fortalecer e dar fôlego à provisão de receita com novos investimentos”, conclui Wilder Morais.