A Redação
Goiânia - Empreendimentos da Região da 44, em Goiânia, estão recebendo orientações sobre como cumprir as oxigências obrigatórias de segurança para cumprir uma reabertura responsável nesta terça-feira (30/6). O polo de confecção e moda irá funcionar em horário diferenciado, das 9h às 17h, conforme prevê o decreto municipal 1.187/2020.
Além dessa medida, vários outras estão sendo adotadas por shoppings, galerias e pelos lojistas.
Para orientar os empreendimentos e lojas, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) elaborou uma cartilha com todas as ações obrigatórias para a retomada das atividades. “Logo que foi publicado o decreto elaboramos este material para que todos saibam o que é preciso ser feito para esta volta responsável”, explica Jairo Gomes, presidente da AER44.
E para alinhar e garantir que todas as galerias, shoppings e lojas do polo comercial cumpram todas as medidas estabelecidas no decreto municipal, a AER44 criou uma comissão de saúde e um selo de Ambiente Aprovado. “Essa comissão, não só está orientando sobre as medidas a serem adotadas, como também irá fiscalizar e acompanhar a implementação dessas ações preventivas, todas elas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) , o Ministério de Saúde e prevista no decreto municipal. Quem não cumprir não terá o selo validando que todas a medidas foram tomadas”, explica Jairo Gomes.
Nesta segunda-feira (29) a equipe da comissão de saúde que conta com seis promotoras, começa a percorrer todos os empreendimentos e orientar lojistas e os responsáveis pelas galerias e shoppings.
Barreiras
Uma das medidas previstas no decreto da prefeitura é a proibição de estacionamento e circulação de veículos em várias ruas da 44. Barreiras físicas com placas de concreto já firai instaladas para fechar as vias que compreendem ao perímetro entre avenida Contorno, rua 302, Rua 44 e avenida Leste-Oeste.
O acesso a este perímetro onde fica a maior parte dos shoppings e galerias da Região da 44 será por meio duas barreiras sanitárias que serão montadas a partir da próxima terça-feira (30). “Nestas barreiras teremos equipes de auxiliares de enfermagem que irão aferir a temperatura das pessoas que passarem por ela. Nossa expectativa é mediar a temperatura de aproximadamente dez mil pessoas por dia. Ao todo serão seis técnicos de enfermagem contratados pela AER44 e uma médica infectologista que já está prestando consultoria para a realização de forma correta de todos os protocolos de saúde”, explica Lauro Naves, presidente da Comissão de Saúde da AER44 e diretor de comunicação da Associação.
Obrigatoriedade
Entre as medidas obrigatórias às galerias e shoppings estão: o controle para a redução da do fluxo de público ao máximo de 30% de sua capacidade total; instalação de tapetes higienizadores nas entradas de shopping centers, galerias e centros comerciais; evitar o uso de qualquer decoração ou adorno que possam prejudicar os serviços de limpeza; restringir o acesso ao máximo de dois funcionários por loja, respeitando a distância mínima
de dois metros entre os mesmo; disponibilizar álcool 70% (setenta por cento) em gel em todas as entradas, de todos os empreendimentos, com colaboradores treinados para orientação de trabalhadores e visitantes; uso obrigatório de máscara por todos os funcionários e lojistas da Região da 44; proibição do consumo de alimentos nas respectivas praças de alimentação dos empreendimentos, sendo permitida apenas as modalidades de pague e leve e delivery.
Já para as lojas será vedado o acesso de funcionários, consumidores e usuários que não estejam utilizando máscaras; instalação de barreira física, por meio de anteparo de vidro, acrílico ou outro material eficiente para separar colaboradores que atuam nos caixas dos clientes; proceder a frequentemente a higienização dos produtos expostos em vitrine e os que serão entregues ao consumidor, limpar e desinfectar sistematicamente objetos e superfícies comuns, como balcões, bancadas, esteiras, caixas
registradoras, calculadoras e outros; a limpar e desinfectar a cada uso os telefones fixos e móveis de uso coletivo e máquinas de cartões de débito e crédito, devendo estas ser higienizadas na presença do consumidor no momento do pagamento.
A AER44 continuará com o trabalho de lavagem e sanitização que será feito semanalmente nas ruas e fachadas dos empreendimentos da Região. “Lojistas, colaboradores, gestores de shoppings e galerias estão mobilizado para o cumprimento destas normas para que essa volta seja responsável e segura. Estaremos também contando com a consciência de nossos consumidores e por isso uma das orientações que temos dado e que ao ir as compras no polo que vá apenas uma ou duas pessoas no máximo e não sejam levadas crianças menores de 12 anos”, esclarece Jairo.
Outra medida preventiva, que já tem sido tomada é a lavagem de sanitização das ruas, trabalho este que começou na semana passada. “Para semana que vem vamos ver como iremos proceder, pois a região também está passando por um trabalho de recapeamento de algumas ruas, mas seguirmos atendendo a medida, fazendo as devidas adaptações necessárias”, esclarece Jairo. Outra medida acertada é a negociação com os guias turísticos da região, para a suspensão temporária, da vinda de caravanas de compras de outros estados. “Só esta ação irá reduzir em cerca de 70% o fluxo de público na região”, destaca Lauro Gomes, presidente da Comissão de Saúde da AER44.