A Redação
Goiânia - Presidente do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa), Anastacios Apostolos afirmou que o “Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária vai auxiliar a retomada da economia de Anápolis”. O anúncio do maior complexo tecnológico e de inovação do setor de transportes ferroviários da América Latina foi feito na última semana pelo governador Ronaldo Caiado.
Trata-se de uma articulação do Governo de Goiás com o Ministério da Infraestrutura. De acordo com o Anastacios, o projeto conta com o pleno apoio de todos os segmentos produtivos de Anápolis, articulado pela Associação Comercial e Industrial (Acia) e o Comdefesa.
“Desde a assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul com a Rumo Logística, em julho de 2019, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, temos feito um trabalho de convencimento à Rumo Logística, mostrando o potencial da cidade e da região para tornar Anápolis referência em tecnologia ferroviária”, disse.
O presidente do Comdefesa informou ainda que, em julho do ano passado, juntamente com a diretoria da Acia, se reuniu com o presidente do Comitê Operacional da Rumo, Júlio Fontana Neto. “Na oportunidade, mostramos todo potencial da cidade de Anápolis, sua localização estratégica, logística eficiente com três rodovias federais, várias estaduais, Porto Seco, Aeroporto de Cargas, além da proximidade com Brasília”, disse.
Para Anastacios, com o funcionamento e expansão da Ferrovia Norte-Sul e o anúncio de novas ferrovias se torna viável a implantação do Centro de Excelência. “A implantação desse projeto é uma grande conquista para a cidade de Anápolis e do Estado de Goiás, a exemplo de outros projetos em andamento e que em breve estarão implantados, como o cluster da Indústria Aeronáutica de Defesa e Segurança e o funcionamento do Aeroporto Internacional de Cargas, além do já implantado polo farmacêutico, o segundo maior do país.
Anastacios, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico de Anápolis, destacou a inauguração, no último dia 8, do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Ceitec). “Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis e da Acia, com o apoio do Comdefesa, que tem o objetivo de implantar, em Anápolis, os princípios da tríplice hélice, que integra universidade, setor produtivo e governo”, relatou.
Quando entrar em funcionamento, o Ceitec irá contribuir com todos os projetos em andamento na cidade, proporcionando a implantação de muitas novas empresas, geração de empregos e, consequentemente, melhores rendas para os trabalhadores.
Anastacios relembrou ainda que foi realizado um convênio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e a Acia. “Vamos criar, com o apoio do Comdefesa, um laboratório de logística, em que retornando a normalidade pós-pandemia, irá oferecer cursos regulares aos pós-graduados pelos professores destas instituições, que terá como produto final a formação de excelente mão de obra qualificada para o seguimento”, informou.