Théo Mariano e João Unes
Goiânia - A integração dos meios de comunicação é o futuro próximo da Publicidade. Assim vislumbra Zander Campos Júnior, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade em Goiás (Abap-GO) e atual sócio-proprietário da Imagem Única Propaganda. Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, Zander traçou perspectivas sobre a comunicação neste momento de pandemia e após. “Hoje, a Publicidade precisa entender o uso dos canais no formato omnichannel”, acrescenta.
Zander Campos Júnior em entrevista exclusiva aos jornalistas João Unes e Théo Mariano. (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
O termo omnichannel representa justamente o que falou Zander Campos Júnior no início desta matéria: o uso integrado de todos os canais de venda para alcançar clientes das mais variadas formas e com a adoção de uma estratégia linear para explorar tais meios. “Muitas vezes, um cliente contrata uma agência para cuidar de um canal on-line, outra para cuidar de um canal off-line. Pode até dar certo, mas o que costuma-se ver é uma estratégia que não converge muito bem”, prossegue o ex-presidente da Abap-GO.
Para o empresário, que foi sócio-proprietário da Cannes Publicidade por 40 anos, a transformação da comunicação digital passará também por uma adaptação até mesmo das grandes empresas. “O próprio Google e outras grandes redes se enxergam muito mais como ferramentas inovadoras. Acredito que é necessário ter uma tabela pública para padronização de preços de anúncios”, argumenta.
Zander ainda cita a “forte” possibilidade da chegada das empresas de telecomunicação como propagadoras de anúncios, o que ainda não foi permitido. “As empresas de telefonia sempre quiseram ter autorização para produzir e vender conteúdos publicitários nas suas plataformas”, diz. Segundo Campos, o serviço permitiria um acesso muito mais direcionado, mas esse momento ainda não foi concretizado. “Acho que vai chegar um momento em que isso existirá.”
Zander Campos Júnior. (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Segundo o empresário, que também é jornalista e advogado, a principal falha dos jovens que se formam em Publicidade é a ausência de uma preparação para seguir em algum ramo específico do setor. “Muitas vezes, as pessoas chegam ao mercado com a ideia de que sabem sobre tudo, às vezes com um ar de estrelismo que não se torna realidade na hora de prestar um serviço”, pondera. Para isso, recomenda estudo e foco para definir a área de atuação.