A Redação
Goiânia - A Região Sul de Goiás possui atualmente 31 cooperativas associadas ao Sistema OCB/GO, sendo que a maioria atua nos segmentos do agronegócio (15 unidades), saúde e transporte (5 unidades, cada). Entretanto, o cooperativismo na região tem potencial para dobrar de tamanho em poucos anos, segundo o coordenador do Núcleo Sul do Sistema OCB/GO, João Batista Machado. Ele foi empossado nesta quinta-feira (24/2) em solenidade realizada no município de Itumbiara. O evento foi prestigiado por lideranças das cooperativas e por autoridades municipais da região.
“Estou no cooperativismo há 40 anos e é um momento de muita felicidade poder contribuir mais. É com muito entusiasmo que queremos trabalhar com todas as cooperativas da região, das pequenas às grandes. Quando estamos unidos, que é a essência maior do cooperativismo, nos fortalecemos e geramos maior desenvolvimento”, afirmou João Batista, que também é presidente da Uniodonto Sul Goiano. “Uma cooperativa sozinha terá maior dificuldade de crescimento, especialmente as de menor porte. Juntas, ganham força para crescerem mais.”
“Quando as cooperativas crescem, toda a comunidade ganha, porque elas investem a maior parte dos recursos nas regiões onde estão instaladas, fortalecendo as economias locais. É o que queremos para o Sul de Goiás: não apenas fortalecer as cooperativas que aqui atuam, mas ajudar o desenvolvimento econômico e social de toda a região. Agradeço ao presidente Luís Alberto pela oportunidade e confiança em me dar esta responsabilidade. Vamos trabalhar muito para agregarmos valor ao cooperativismo goiano, especialmente da Região Sul”, afirmou João Batista.
O presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, defendeu o fortalecimento das cooperativas já existentes, mas também uma política de expansão e qualificação do setor em Goiás. “Queremos interiorizar cada vez mais o conhecimento sobre o cooperativismo no Estado. Completamos nessa semana 89 cooperativas visitadas em Goiás, além de 34 pontos de atendimento de cooperativas de crédito. Mas ainda temos um longo caminho, porque são mais de 260 no Estado, isto apenas as associadas ao Sistema OCB-GO. Também vamos visitar as cooperativas que ainda não são nossas associadas, para se juntarem ao nosso movimento regional pelo desenvolvimento de todo o setor”, disse.
Luís Alberto também destacou a atuação descentralizada da OCB-GO com a criação dos núcleos regionais. “Não apenas levamos conhecimento maior do Sistema para as cooperativas, como também passamos a conhecer com maior profundidade a realidade de cada uma, de todos os portes e todos os ramos de atividade. Ao concluir essa ação, ainda neste primeiro semestre, vamos ter uma radiografia atualizada e completa do cooperativismo goiano, suas demandas, desafios e potencialidades”, enfatizou o presidente do Sistema OCB-GO.
(Foto: Divulgação/OCB-GO)
Reconhecimento
“Antes de ser eleito deputado pela primeira vez, atuei por muitos anos em cooperativas e sei da importância desse setor e do seu modelo de desenvolvimento para toda a sociedade. Tenho certeza de que o doutor João terá êxito neste novo desafio para o cooperativismo, não apenas o da Região Sul, mas de todo o Estado”, frisou o deputado estadual Álvaro Guimarães.
Núcleos regionais
São seis os Núcleos Regionais Cooperativos da OCB-GO. Além do Núcleo Sul, coordenado por João Batista Machado, os demais coordenadores são: José Renato Almeida (Norte), Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste) e Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste). O Núcleo Central é coordenado pelo próprio presidente do Sistema OCB-GO. Os núcleos abrangem cooperativas de diversos setores, como financeiro, agronegócio, transporte, saúde, dentre outros. Caberá a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.