A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou na manhã desta segunda-feira (16/5) a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O foco da ação é estimular novos negócios na cidade. Para isso, serão oferecidas palestras e oficinas com diferentes temas até a próxima quinta-feira (19) com objetivo de capacitar e incentivar interessados em empreender.
Podem participar da Semana do MEI quem já possuiu um pequeno negócio ou quem ainda não tirou a ideia do papel. A inscrição deve ser feita pelo WhatsApp da Casa do Empreendedor: (62) 3248-7231. São parceiros da iniciativa instituições como o Sebrae e o CDL.
“Juntamente com o Sebrae vamos realizar diversas ações direcionadas ao MEI. Nosso objetivo é criar um ambiente que favoreça o pequeno empreendedor a sobressair da crise provocada pela pandemia. Vamos ministrar vários cursos como Direitos e Deveres do MEI, Gestão Financeira, Precificação e outros; escolhes cursos que verdadeiramente vai ajudar o pequeno empreendedor”, justifica o superintendente de Micro e Pequenas Empresas de Aparecida de Goiânia, Elson Dias.
Há um ano, Wanderson Marques abriu um pequeno negócio que vende verduras e legumes descascados, picados e higienizados e praticamente prontos para o preparo. Ele justifica que procurou a Semana do MEI em busca de conhecimento. “Fiquei sabendo pelas redes sociais da prefeitura e resolvi participar para aprender mais; quero me qualificar, aumentar a experiência e também as vendas”, disse o pequeno empreendedor do ramo de alimentos.
Programação
Oficinas na CDL Aparecida
• 16/5 Gestão Financeira, às 17h
• 17/5 Precificação, às 14h
• 18/5 Gestão Financeira, às 8h
• 19/5 Como Vender Pela Internet, às 8h
Palestras no cinema do Aparecida Shopping
• 19/5 Crédito Consciente, às 8h
• Atendimento ao Cliente, às 8h
Atendimento (Aparecida Shopping – sala do centenário)
• 16 a 19/5 – 10h às 16h
Casa do Empreendedor
Sebrae
CDL
Incubadora 3D
MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria. Enquadra-se nessa categoria quem fatura até R$81 mil por ano e não possui participação formal em outra empresa como sócio ou titular. Em Aparecida de Goiânia, a formalização do MEI pode ser realizada através da Casa do Empreendedor gratuitamente. O mesmo pode ser feito pelo Portal do Empreendedor.
“A abertura do MEI é realizada em um prazo de até cinco dias na Casa do Empreendedor. O interessado não precisa percorrer diversas secretarias da administração municipal para formalizar seu pequeno negócio. Hoje, temos cerca de 29 mil MEIs ativos em nossa cidade”, acrescenta Elson Dias.