Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Projeto de Lei foi sancionado pelo prefeito | 17.10.22 - 11:53
(Foto: divulgação) A Redação
Goiânia - Campinorte é a sexta cidade goiana a instituir o Dia do Cooperativismo em seu calendário oficial de eventos. A data é celebrada sempre no terceiro sábado de junho. O projeto de Lei foi sancionado na noite de sábado (15/10) pelo prefeito Cleomar Martins de Araújo, durante cerimônia oficial de abertura do evento, realizada na Praça dos Esportes, e que atraiu cerca de 3 mil pessoas.
A celebração do Dia do Cooperativismo foi promovida pelo Sistema OCB/GO e seu Núcleo Regional Cooperativo Norte, em parceria com cooperativas da região, que montaram estandes na Praça dos Esportes e ofereceram aos moradores da cidade uma série de produtos e serviços. À noite, a população compareceu em peso para assistir ao show de humor da dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho.
“Acreditamos que não se faz gestão de forma isolada e sim com parcerias, como essa que estamos realizando com o Sistema OCB/GO. Acredito que esse dia é um marco na história do município de Campinorte, pois a cooperação ajuda no desenvolvimento, gerando mais empregos e renda para a população”, disse o prefeito.
Presidente do Núcleo Cooperativo Norte e da Cooperativa Coopermel, José Renato Almeida, explicou que a escolha de Campinorte para celebrar o cooperativismo é estratégica. “O município está no centro da regional Norte e a Coopercampi, uma das anfitriãs, é uma cooperativa muito bem estruturada e nos ofereceu sua logística e toda a sua expertise para a realização desse evento, que é um pontapé inicial para transformar a realidade do cooperativismo no Norte de Goiás”, elogiou.
Elton José de Oliveira, presidente da Coopercampi, ressaltou a importância da comemoração do Dia do Cooperativismo em Campinorte e sua instituição no calendário oficial do município. “É uma conquista das cooperativas da região Norte e de seus cooperados”, frisou.
Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, disse que com a implantação dos núcleos regionais cooperativos observa-se uma maior penetração do cooperativismo em regiões onde ele ainda era incipiente. No desafio de promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma mais homogênea em todo o Estado, o Sistema OCB/GO tem contado com a ajuda dos coordenadores de núcleo e de analistas de cooperativismo contratados e capacitados pela instituição. “No norte do Estado, contamos com o trabalho voluntário, mas muito engajado, de José Renato, presidente da Cooperativa Coopermel”, ressaltou Luís Alberto.
Núcleos regionais
Ao todo, são seis os Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Central é coordenado pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO. Os coordenadores dos demais núcleos são Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste), Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste), e José Renato Almeida (Núcleo Norte).
Os núcleos abrangem cooperativas de diversos ramos: financeiro, agro, transportes, saúde e serviços, entre outros. Cabem a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.