Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento foi realizado pelo Sicoob Engecred | 18.11.22 - 10:10
(Foto: divulgação) A Redação
Goiânia - Convidados pelo Sicoob Engecred para falar sobre ‘Perspectivas econômicas e reflexos do cenário global’ no 6º Painel Cooperativismo Financeiro, o economista Maílson da Nóbrega e o jornalista Lourival Sant’Anna debateram sobre as expectativas, dificuldades e oportunidades para o Brasil nos próximos anos. O evento on-line, realizado nessa quinta-feira (17), foi transmitido pelo canal do Sicoob Engecred no Youtube, e atraiu participantes de diversos estados.
“Ter pessoas de várias regiões do país acompanhando a transmissão ao vivo reforça a praticidade do formato digital e demonstra a assertividade sobre o tema escolhido para deste ano, pois a população anseia por informações de qualidade sobre o cenário econômico e sabe que o painel cumpre esse objetivo”, destacou o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Argemiro Mendonça.
O primeiro a apresentar foi Maílson da Nóbrega, com a palestra ‘Perspectivas da economia no novo governo’. O economista, que já foi ministro da Fazenda (1988-1990), se mostrou positivo, mas pontuou que é necessário estar atento às medidas do novo governo e suas atuações. De acordo com ele, a maior dificuldade está, essencialmente, no âmbito fiscal, em que será necessário reduzir a rigidez orçamentária. No entanto, ele disse que “não há conflito entre responsabilidade social e responsabilidade fiscal”, sendo possível ações para todas as áreas.
Influências externas
Complementando o 6º Painel, o segundo palestrante, Lourival Sant’Anna, abordou o tema ‘Cenário mundial e inserção do Brasil’. O jornalista, que é analista internacional da CNN Brasil, apresentou um apanhado dos principais polos mundiais como China, Estados Unidos e União Europeia, e como estes cenários atuais, políticos e econômicos, influenciam nacionalmente. Sant’Anna também pontuou as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o possível conflito entre China e Taiwan.
Analisando um cenário positivo, apesar das dificuldades, o jornalista explicou que o meio ambiente deve ser a prioridade do próximo governo e que pode ser uma possibilidade histórica para o Brasil. Para isso, é necessário investir em projetos sustentáveis, reduzindo a emissão de carbono e investindo na ‘agrofloresta’, por exemplo.
O jornalista elogiou o painel, afirmando a importância de eventos com esta temática, abertos ao público. Este ponto também foi reforçado pelo diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, que enfatizou que o evento, já tradicional, busca sempre trazer cases de sucesso e especialistas renomados para informar o cooperado e demais participantes sobre assuntos relevantes aos seus negócios.
“Maílson e o Lourival, com a vasta experiência que possuem, nos ajudaram a ter uma visão mais ampla do cenário atual. Mais uma vez, finalizamos o Painel Cooperativismo Financeiro com a sensação de dever cumprido e muito satisfeitos pelas dezenas de comentários positivos durante a transmissão”, concluiu Fabrício.
Repercussão
Com mais de 2 mil visualizações, a sexta edição do evento foi marcada por elogios. “Excelentes esclarecimentos, passados de forma simples e de fácil entendimento. Como nosso Brasil é maravilhoso!”, afirmou Luendy da Silva Brandão, uma das participantes. Hellen Vicentini completou: “Sempre bom ouvir pessoas que entendem do assunto”.
Para aqueles que não puderam participar ao vivo, a gravação está disponível no canal do Sicoob Engecred no YouTube, assim como outras edições do painel, que ganharam formato on-line em 2020. Naquele ano, o palestrante foi o presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, que falou sobre ‘Cenário econômico e inovações da Agenda BC’.
Já na quinta edição (2021), o convidado foi o CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, que explanou sobre ‘Empreendedorismo e inovação: soluções criativas para acompanhar os novos modelos de negócios’. Ele trouxe o case inspirador de um varejista tradicional que se transformou no maior ecossistema multicanal brasileiro.