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Goiâniacal

Feira de calçados amplia produtos e reúne mais de 180 expositores em Goiânia

Evento é destinado a lojistas | 07.02.23 - 12:32 Feira de calçados amplia produtos e reúne mais de 180 expositores em Goiânia (Foto: Edmar Wellington)
A Redação 

Goiânia - 
Reunindo mais de 180 expossitores, a 16° edição da Goiâniacal teve início no último domingo (5/2) no Centro de Convenções de Goiânia, apresentando as principais tendências do Outono/Inverno 2023. A feira acontece em parceria com o Sebrae Goiás e demais entidades e, por ser exclusiva para lojistas, já faz parte do calendário de negócios, ao proporcionar um ambiente de networking e vendas para toda a cadeia produtiva.

Os empresários interessados podem visitar o evento até quinta-feira (9/2). De 5 a 8 de fevereiro a feira funciona das 08h30 às 20h. Mas no dia 9 o funcionamento será das 08h30 às 16h, com credenciamento sendo realizado até às 13h. A expectativa é que pelo menos 1.500 lojistas passem pelo local.

Nesta edição estão presentes 182 expositores e cerca de 700 marcas, que reúnem os segmentos de calçados, confecções, cama, mesa e banho, relógios, perfumaria, acessórios, esportivos, bolsas, mochilas/malas, brinquedos e sistemas. Desse total, 84 são micro e pequenas empresas que recebem o apoio do Sebrae Goiás.

Rodson Marden Witovicz, analista técnico do Sebrae, explica que a Goiâniacal é um evento que oportuniza aos lojistas do Estado as novidades de todas as principais marcas nacionais em um único lugar. “O número de expositores tem crescido a cada ano que passa. Inclusive de pessoas de outros estados. Isso porque a feira consegue trazer as melhores e maiores empresas do ramo e as coloca em um mesmo lugar para que os lojistas possam ver o que tem de melhor e quais são as tendências e comprar tudo num único local. Sem precisar sair, indo em vários lugares”, avalia.
 
Rodrigo Bastos é dono de uma empresa de confecção de calçados em Jataí, no Sudoeste de Goiás, há quase uma década. Ele afirma que é a sexta vez que visita a Goiâniacal por conta das oportunidades. “A gente gosta de vir para ver as novidades, fazer novos negócios. É uma feira que gera muita oportunidade para gente”, diz.

Sinônimo de oportunidade
Inicialmente, a Goiâniacal era um evento de exposições apenas do mercado de calçados. Porém, sua relevância foi tanta que, ao passar dos anos, novos segmentos foram incluídos. Um dos organizadores da feira, Tiago Furtado Bastos, afirma que, atualmente, os calçadistas representam 30% do total de expositores.

“A novidade desta edição é que nós agregamos outros novos expositores importantes e acreditamos numa retomada plena do mercado”, explica. “A parte mais importante para um lojista é a compra. Quanto mais assertivo o lojista for na compra, mais ele vai vender e lucrar. Ele comprando em uma loja de balcão, com distrações, não tem a qualidade de compra que ele tem aqui. Temos vários clientes que, no primeiro dia, não compram nada, apenas analisam tudo que há de exposto, para voltarem no segundo dia e então comprarem as coleções mais atrativas”, complementa.

Na avaliação do organizador, o sucesso da Goiâniacal está atrelado ao fato de a feira ser feita pela indústria para os lojistas (B2B). Justamente por isso somente esse público pode comparecer na feira. “A gente atende lojistas de todos os estados. As matrizes estão em Goiânia, mas vêm representantes de 12 estados”, afirma Tiago. Além de Tiago, o evento é organizado pelos empresários Marciovan Evangelista e Hélio Vicente.

Empresas consagradas
Diego Gontijo é representante da Altenburg, empresa nacional com mais de cem anos de história e dona do título de maior produtora de travesseiros do Brasil. A companhia atingiu uma média de faturamento mensal de cerca de R$ 30 milhões, e todos os meses mais de 1,2 milhão de produtos são comercializados e chegam à casa dos brasileiros e de toda a América Latina.

“É a terceira vez que participamos da Goiâniacal porque a feira é uma vitrine para todo o estado de Goiás, um lugar onde os clientes vêm. Nossa expectativa é aumentar as vendas e conseguir novos clientes”, afirma. “Trouxemos toda a linha de travesseiros, mais de 82 tipos. Sempre preocupados em proporcionar ao consumidor final um conforto na hora de dormir”, completa.

De acordo com Diego, a Altenburg conta com unidades fabris em Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina, em Sergipe, na Região Nordeste, em São Roque (SP) e no Paraguai. Comercializa seus produtos também em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.

Já Antônio Alves Ferreira Filho é sócio-proprietário da Systec. Há 16 anos, a empresa une a indústria aos seus representantes a partir da implementação de sistemas internos. “O nosso sistema oferece uma ferramenta de relatórios e é ótima para os lojistas, pois contabiliza, por exemplo, o que já foi vendido e ajuda no controle de estoque”, explica. “É a sexta vez que participo da feira. Ela é perfeita para nós, porque reúne o nosso público, é onde encontramos o nosso nicho. É uma vitrine muito forte para chegarmos em outras regiões. Atualmente atendemos 10 estados e nossa expectativa é expandir isso e chegar em outros lugares”, completa Antônio.



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