José Abrão
Goiânia – A nova diretoria e os conselhos do Sistema OCB/GO tomaram posse na manhã desta sexta-feira (5/5) na sede do Sescoop/GO, no Jardim Goiás, em Goiânia. As eleições ocorreram em março deste ano, quando Luís Alberto Pereira foi reeleito para ficar à frente da nova diretoria por mais quatro anos.
“Queremos continuar fazendo aquilo que deu certo e focar nos assuntos que têm maior capacidade para o crescimento do cooperativismo, entre eles a nossa regionalização através dos núcleos regionais, nossos projetos de inovação, e continuar firme na nossa comunicação, setor em que temos investido muito”, disse ao jornal A Redação o presidente reconduzido ao cargo, Luís Alberto Pereira. “Para crescer é colocar as cooperativas juntas, apoiá-las, e o restante a própria economia do Estado vai se encarregar disso por ser um mercado pujante”, completou.
O presidente reconduzido da OCB, Luís Alberto Pereira (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
Compareceram ao evento autoridades como o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela. A nova diretoria toma posse em um momento de franco crescimento para o cooperativismo em Goiás. O número de cooperados chegou a quase 330 mil em dez anos (de 2011 a 2021), um aumento de 143,4% e o número de empregos diretos gerados no Estado cresceu 165%, totalizando cerca de 15 mil.
Por vídeo, o governador Ronaldo Caiado, que está na França, parabenizou a diretoria. "Faço questão de parabenizar a diretoria do Sistema OCB/GO que toma posse hoje com a missão de seguir promovendo esse modelo econômico que tanto contribui para o nosso desenvolvimento. Eu também sou um cooperado e sempre acreditei nos princípios do setor", disse.
O governador em exercício Daniel Vilela (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
"Temos que dar as mãos e continuar colocando o Governo de Goiás à disposição da OCB para que possamos todos crescer juntos, fazendo que nosso Estado cresça de forma ainda mais significativa nos próximos anos", completou o governador em exercício, Daniel Vilela.
“Essa parceria com a OCB tem dados frutos produtivos. Um deles foi o projeto que iniciamos para a drenagem aqui na Avenida H, que saiu daqui, e que beneficia toda a cidade. É um trabalho que ficará marcado”, destacou o prefeito Rogério Cruz, se referindo ao cruzamento da avenida com a Jamel Cecílio, um ponto conhecido de alagamento na cidade. Após demandas da OCB, a prefeitura vai refazer 2 km de drenagem na região próxima ao Parque Flamboyant.
O secretário da Retomada, César Moura (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
“A OCB é um parceiro importante porque está junto com a gente na geração de emprego, de renda, no empreendedorismo e no fortalecimento da economia local. Essa composição faz a gente estreitar essa relação cada vez mais”, declarou o secretário estadual da Retomada, César Moura.
Sandro Mabel, presidente da Fieg (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
Representantes de diversos setores prestigiaram o evento, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel. “O sistema corporativo é o caminho para o crescimento de todos os países, é a forma para ter acesso a melhores financiamentos e a melhor assistência técnica. Eu particularmente acredito muito no cooperativismo, e é um sistema que precisamos apoiar cada vez mais”, disse Mabel.
O presidente da Fecomércio GO, Marcelo Baiocchi (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, destacou que o Sistema OCB representa um segmento muito importante na nossa economia e muito diverso: habitacional, de crédito, de transporte. “Essa organização é importante para que essas atividades tenham cada vez mais um cenário melhor de negócios e além disso, através da OCB, conseguimos fortalecer os nossos próprios segmentos”, disse.
O superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, salientou a parceria com a OCB e destacou a importância que as cooperativas têm para os pequenos negócios. “As cooperativas goianas têm grande representatividade em convênios e projetos que estabelecemos nos últimos meses. Acreditamos muito que a convergência e o direcionamento estratégico que a OCB tem se alinha muito com nossos objetivos de apoiar os pequenos negócios em nosso estado”, avaliou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Zé Mário Schreiner (Foto: Letícia Coqueiro/AR)
“O sistema cooperativista goiano cresce a passos largos a cada dia. O cooperativismo tem um lugar cativo na nossa economia, na geração de emprego e na geração de renda”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Zé Mário Schreiner. “Não duvido que o cooperativismo tenha agido muito para o crescimento de setores diversos como transportes, crédito e o agronegócio. Temos uma parceria muito profunda e estamos sempre trabalhando juntos para fortalecer os pequenos produtores”, disse.