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REPORTAGEM ESPECIAL

Os desafios do empreendedorismo feminino e da maternidade

Veja dicas de como abrir o próprio negócio | 14.05.23 - 14:06 Os desafios do empreendedorismo feminino e da maternidade Elaine Moura apostou em receita própria de pipoca e transformou a paixão em um negócio de sucesso (Foto: arquivo pessoal)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
Sem saber como funcionava o sistema de franquias e sem ter um plano de negócios, a chef e empreendedora goiana Elaine Moura apostou em receita própria de pipoca e deu muito certo. Foi, literalmente, um estouro. Ela, que é mãe da Mariana, de 20 anos, viu a oportunidade de transformar uma paixão em um negócio de sucesso. E foi justamente durante a maternidade que ela colheu os mlhores frutos da vida profissional. "Queria apenas criar uma receita de sobremesa para o meu buffet e deu certo", descreve. Hoje, a PopCorn Gourmet , criada por Elaine de forma tímida, já conta com mais de 100 pontos de vendas, com 50 franquias e fábricas no Brasil, em Miami e em Portugal. 


(Foto: reprodução/Instagram)

A empreendedora conta que sempre sonhou em ser mãe. Quando a filha nasceu, ela já tinha um buffet em Goiânia e cursava Jornalismo em uma universidade na capital. A empresária afirma que a maternidade nunca lhe impediu de trabalhar, mas reconhece que não foi uma tarefa tão simples conciliar os dois sonhos. "Na infância da Mariana, eu ficava com ela pela manhã e à tarde a levava pra escolinha enquanto eu trabalhava. Sempre fiz questão de levar minha filha nas atividades, de dar banho e fazer as principais refeições com ela. Hoje, já é uma moça e me ajuda na empresa", comenta. 


Elaine Moura, a mãe dela, e a filha Mariana (Foto: reprodução/Instagram)

A história de Elaine é compartilhada por muitas mulheres que sonham em empreender, principalmente durante a maternidade. Isso porque, de acordo com o estudo "Perfil da Empreendedora Goiana 2023", 78% das mulheres goianas afirmaram que os empreendimentos foram abertos depois de serem mães. Cerca de 69% das entrevistadas para a pesquisa indicaram que a maternidade interferiu na decisão de abrir um negócio. A iniciativa do levantamento é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo a pesquisa, o principal ganho por ser empresária é ter maior facilidade para conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar. Isso em razão dos horários mais flexíveis e controle da própria rotina.  No entanto, na mesma pesquisa é possível identificar que ao menos 70% das entrevistadas já pensaram em desistir de empreender. Outras 75% das entrevistadas afirmaram que já se sentiram divididas entre desenvolver uma carreira bem-sucedida e abandonar a vida profissional para voltar exclusivamente ao ambiente familiar. 


 
Analista técnica e gestora do empreendedorismo feminino do Sebrae Goiás, Vera de Oliveira destaca que os principais desafios das mulheres que empreendem durante a maternidade é a gestão do tempo e também das finanças. Isso porque empreender é considerada uma atividade de risco e quando a mulher é mãe esses desafios podem se tornar ainda maiores. "O melhor é que, se o negócio de uma mãe empreendedora resultar em lucro, a sociedade será a mais beneficiada. Isso ocorre porque ela investe em educação para os filhos, melhoria da qualidade de vida da família e apoia no desenvolvimento dos empreendimentos ao seu redor", pontua ao A Redação

Desafios da maternidade e gestão de negócio 
Para começar o novo negócio, algumas decidem colocar antigos projetos em prática, outras aproveitam a bagagem profissional como ponto de partida para modelar o negócio próprio. No entanto, o grande objetivo dessas mulheres é trabalhar em um formato que permita mais flexibilidade para se dedicar também às necessidades do bebê. 
 
A gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae Goiás, Vera de Oliveira, explica que, antes de abrir um negócio, a mulher com filhos deve pensar em alguns aspectos muito importantes para que a empresa caminhe bem. O primeiro passo é buscar entender em que condições esta mãe busca empreender, se por necessidade ou por oportunidade. Outra característica é analisar o nicho de trabalho, se aquele produto carece no mercado ou se já tem em grande demanda, por exemplo. Dentre os principais desafios estão: 
 
Gestão do tempo
O tempo é o mais preciso e democrático recurso que existe, porque é igual para todos. Por isso, gerenciá-lo é importante, mas, no caso de quem empreende, se torna simplesmente crucial.
 
Se forem consideradas as demandas da maternidade somadas às profissionais e aos demais papéis que uma mulher desempenha no dia a dia, será necessário dividi-las em intervalos de tempo, lembrando sempre da possibilidade de haver imprevistos. A gestão da agenda e a não procrastinação das tarefas são pontos fundamentais para o sucesso do negócio.
 
Rede de apoio
Muitas mulheres não contam com apoio para realizar todas as tarefas do dia a dia. Mas, no caso de quem esteja na situação de empreendimento materno, uma rede de apoio será fatalmente necessária. Se a mãe empreendedora não pode contar com familiares e amigos, ela terá que considerar contratar pessoas que possam auxiliá-la com algumas atividades, tais como: limpeza e cuidados com a casa, babá ou escolinha por meio período para a criança, entre outras coisas. 
 
Capacitação técnica 
Para as mães que não possuem capacitação técnica em empreendedorismo, será fundamental buscar um curso nesta temática. Algumas áreas que merecem destaque e que devem fazer parte dos conhecimentos da mãe empreendedora:
 
Administração;
Vendas;
Gestão de pessoas;
Marketing Digital;
Finanças;
Compras;
Logística.
Por isso, gerenciar o tempo, determinando dias e horários para cada atividade , será determinante para que as coisas caminhem bem.
 
Capacidade financeira
Todo negócio precisa de investimento financeiro. Por mais que alguns custos sejam otimizados, ainda assim será preciso ter algum recurso. Mesmo um negócio que funcione em home office gera despesas. Investimentos serão sempre necessários.
 
Case de sucesso 
Apesar dos desafios, Elaine, citada no início dessa reportagem, não desistiu. A empresária é neta de cozinheiros e começou a trabalhar aos 12 anos fazendo doces e artesanato. Começou cedo, mas não parou mais. Ela começou com as pipocas quando ainda era dona de buffet, área na qual empreendeu por 19 anos. Neste período, as pipocas eram caramelizadas cobertas com chocolate e aveludadas, com leite em pó ou algum outro sabor, como ovomaltine. As sobremesas eram carinhosamente chamadas de ‘trufas com pipoca’. De onde surgiu o slogan ‘Uma Porção de Felicidade. 
 


(Foto: instagram)
 
A oportunidade de lançar a PopCorn Gourmet como quiosque surgiu em  2015, ao participar da CasaCor Goiás, em Goiânia. Depois, os produtos foram procurados por donos de redes de hotéis e por shoppings. “Foi nesse momento que investimos, abrimos nos shoppings e fizemos um plano de negócio", explica. A marca possui atualmente 15 sabores de pipocas e outros produtos, como cappuccinos, frapês, panetones e placas de chocolate. As primeiras franquias foram abertas em Goiânia, Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).
 
Na pandemia, a empresária percebeu a possibilidade de ampliar a atuação com o delivery, lançando a PopPocket e o PopCorn Gourmet Café e Bistrô. A primeira é uma food bike itinerante que pode estar em todos os lugares e tem baixo investimento. Já o segundo é um modelo de loja que não precisa estar em shopping porque apresenta experiências do mundo da pipoca e de cafés especiais. Atualmente, a empresa tem oito desses bistrôs. 
 

Elaine Moura e a filha Mariana Moura (Foto: arquivo pessoal)

A empresária afirma que empreender na maternidade foi uma das suas melhores escolhas e que ser mãe foi o seu melhor empreendimento. “O fato de ser empresária me trouxe alguns benefícios, como flexibilidade  de horário, possibilidade de dar mais conforto a minha filha, e o fato de  equilibrar o tempo para viver o melhor dos dois mundos, certamente me  fez uma mulher muito mais completa. Hoje, Mariana já é uma moça, estudante de publicidade e contribui com a marca", descreve a mãe coruja. 

Dicas para mães e mulheres de negócios 
Uma dica importante é ter em mente que a abertura de um novo negócio exige algumas demandas, principalmente em relação à organização pessoal, novas rotinas e muito comprometimento. Representante do Sebrae Goiás, Vera comenta que um dos maiores desafios para empreender é o conhecimento. "É a forma como ela se organiza para buscar esse entendimento, porque muitas vezes, mesmo as mulheres e mães que têm disponibilidade de tempo e condições para empreender, encontram um mercado muito desafiador", acrescenta a analista.

A primeira pergunta a se fazer é: 'por onde começar?'. Por mais simples que seja um negócio, ele deve ser bem planejado, para que as suas chances de sucesso sejam aumentadas. Assim, o ponto de partida para investir em um negócio próprio é o planejamento. Elaborar o plano de negócios vai ajudar a ter uma noção exata dos esforços necessários, assim como a expectativa de retorno. 
 
Alguns itens que devem ser considerados:
 
Plano de negócios
Esse documento é essencial para orientar as decisões não apenas no começo, mas durante um período depois que a empresa estiver faturando.
 
Ele funciona como um mapa contendo orientações essenciais para quem administra um negócio. Ele também será fundamental para avaliar se a ideia da empresa é viável ou não.
 
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental para a identificação do público alvo, além de ajudar no entendimento das soluções que ele precisa. De acordo com essas informações, o produto ou serviço será moldado, de maneira a se tornar a melhor opção para “resolver” o problema dos clientes.
 
Análise da concorrência
Nenhum negócio é tão inovador que não tenha concorrência. Analisar a concorrência é observar o que os concorrentes vêm fazendo, buscando lacunas e oportunidades. Não é uma ação que visa copiar as estratégias, mas observar aquilo que a empresa poderá fazer melhor.
 
Definição de metas 
Todo negócio precisa de indicadores e metas de desempenho para medir os seus resultados. Sem isso, será impossível saber se as ações estão gerando os resultados desejados e, mais do que isso, será impossível criar planos de melhorias. Então, é preciso ter coerência na definição das metas. Identifique metas para vendas, crescimento, custos, etc. De acordo com as metas traçadas, estabeleça planos de trabalho para que possa atingi-las.





 
"O empreendedorismo é uma grande possibilidade de oportunizar tempo de qualidade com seu filho. A flexibilidade de horários pode permitir muitas possibilidades de viver melhor a maternidade.  Eu pude acompanhar minha filha em consultas, apresentações de escola. Talvez no CLT eu não tivesse essas mesmas chances".
(Chefe e empreendedora goiana Elaine Moura)
 



Clique aqui e conheça os programas do Sebrae voltados para maternidade e empreendedorismo. 








 
 


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