O empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por brasileiros da terceira idade como alternativa para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria. Para Roseli, o sonho de empreender um negócio próprio surgiu há pouco mais de um ano, quando ela e o sócio Eduardo dos Santos, de 87 anos, vislumbraram uma oportunidade durante a pandemia de covid-19, que surgiu em 2020.
A nova casa de festas ainda está em processo de reforma, no entanto, dona Roseli conta que o foco será
utilizar o espaço de lazer da casa dela como um recanto para convívio de famílias e amigos, reuniões de negócios e comemorações. "Será um ambiente aconchegante e prazeroso, onde há uma fonte que batizamos como 'dos sonhos'.
O nome do local será uma extensão disso, provavelmente Recanto dos Sonhos, com o objetivo de ser um espaço para sonhar e realizar. Para isto, já contamos com a expertise
do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO)", descreve animada.
(Foto: arquivo pessoal)
Empreendedorismo na terceira idade cresce no Brasil
A criação de negócios para pessoas na terceira idade ocorre por dois aspectos: a oportunidade, por ser um momento que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para fazer o que se sabe ou gosta, além de estar ligado a realização de um sonho; a necessidade, como forma de completar a renda obtida pela aposentadoria.
Atualmente, mais de 650 mil idosos atuam como empreendedores no Brasil. Uma pesquisa feita pelo Sebrae aponta que mais de 10% que ainda não abriram o próprio negócio admitem ter vontade. Além disso, cerca de 4% das pessoas que empreendem no País têm mais de 60 anos.
Analista do Sebrae Goiás, Michele de Araújo (Foto: arquivo pessoal)
Analista do Sebrae Goiás, Michele de Araújo avalia que o cenário no Estado é bastante promissor, por além de ter grande população dentro desta faixa etária, também existem muitas pessoas capazes, no sentido de ter acúmulo de experiências em determinadas áreas e muita força de vontade. "Há muito mais autoconfiança, mas é sempre importante ressaltar que o planejamento é fundamental. Buscar estruturar a ideia de negócio para avaliar se é realmente viável", detalha.
Planejamento: ações do Sebrae-GO ajudam a ampliar ideias
O Sebrae Goiás oferece uma vasta lista de cursos de capacitação a empreendedores de todas as idades. O foco é na preparação para a criação e manutenção da empresa, desde finanças até a capacidade de lidar com pessoas. Michele destaca ao jornal A Redação, que um dos apredizados fundamentais é o de marketing, com todas as dinâmicas e ferramentas.
Outras iniciativas do Sebrae-GO são as consultorias, sendo a de plano de negócios a mais importante para quem está pensando em empreender. A iniciativa auxilia o empreendedor a identificar se a área ou a ideia é realmente viável no momento, para que a empresa seja um benefício.
Lembra da Roseli, citada no início da reportagem? Então, ela e o sócio estão em fase de planejamento e, para isso, buscaram a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para uma consultoria de plano de negócios para a abertura do espaço de festas. "O apoio do Sebrae em todas as áreas do empreendedorismo é indispensável. Com certeza, caminharemos de mãos dadas e em breve inauguraremos o Recanto dos Sonhos", afirma Roseli ao destacar que o nome ainda está sendo avaliado em relação à identidade visual do ambiente.
"Muitos me perguntam se as pessoas idosas, principalmente em se tratando de uma mulher com 75 anos, não deveriam se
acomodar com a aposentadoria e 'viver a vida'. Sempre respondo a seguinte frase de Rubem Alves: que é rico em sonhos não envelhece nunca", descreve Roseli animada.
A sede do Sebrae em Goiás está localizada na Avenida T-3, no Setor Bueno, em Goiânia. No site oficial é possível conhecer os programas da instituição e também os cursos de capacitação
(clique aqui).