A Redação
Goiânia - O Estado de Goiás e o governo do Quênia iniciaram na segunda-feira (4/9) um processo de intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de bovinocultura de leite. O governo do país africano enviou um grupo de quatro veterinários para passar cinco dias no estado, aprendendo técnicas avançadas de produção e transferência de embriões e visitando fazendas que são referência em genética leiteira. O Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), oferece apoio institucional e logístico à comitiva queniana durante sua estadia.
No primeiro dia de programação, Daniel Karuiru Mwangi, Doris Cheruto Kemboi, Paul Okoth Juma e Rosellyne Nyawira Wambugo foram recebidos pelo titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, e pela chefe de Gabinete da pasta, Paula Coelho, em Goiânia. O secretário deu boas-vindas ao grupo e destacou o enorme potencial das relações comerciais e culturais entre o Estado e o país africano. “Esta visita já é fruto da intensificação do nosso trabalho de articulação com as embaixadas. Estamos mostrando o agro goiano para o mundo e os estrangeiros estão reconhecendo a qualidade do trabalho das nossas empresas e produtores”, afirmou.
Leia mais:
Estado abre 48 vagas temporárias de emprego para o evento Natal do Bem 2023
Em Jataí, para onde se dirigiram em seguida, os profissionais quenianos assistiram aulas teóricas sobre transferência de embriões na empresa Aprimory Vet. O curso foi ministrado pelo médico veterinário Jefferson Eduardo de Resende, da Lageado Embriões, empresa líder de mercado no Brasil. Ainda na região de Jataí, no Sudoeste Goiano, os alunos participam de atividades práticas nesta terça-feira (5/9) relacionadas à transferência de embriões (saiba mais sobre a programação abaixo).
Aprendizado
Integrante da delegação queniana em visita a Goiás, a médica veterinária Rosellyne Nyawira comentou sobre a visita. “Aprendemos bastante neste primeiro dia e esperamos aprender ainda mais nos próximos”, disse. Os profissionais têm a missão de aprender o máximo possível no menor tempo disponível, e levar este conhecimento de volta ao seu país de origem para ajudar a transformar a realidade da produção leiteira local, melhorando as condições de vida da população.
Roteiro
O roteiro da delegação queniana em Goiás terá sequência na quarta-feira (6/9), com visitas ao Laboratório In Vitro Cerrado, em Goiânia, e à Estância K, em Bela Vista de Goiás. Na quinta-feira (7/9), os profissionais conhecerão a Estância Tamburil, também em Bela Vista de Goiás.
Já na sexta-feira (8/9), duas palestras fecharão a visita do grupo ao estado. A primeira delas abordará o trabalho de seleção melhoramento genético desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). A segunda apresentará o projeto agropecuário da Fazenda Agrogir.