A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta quinta-feira (17/1), às 8h30, a Casa de Acolhida Cidadã II (CAC II). A nova unidade, que tem como objetivo abrigar temporariamente pessoas em situação de rua, migrantes, imigrantes e indivíduos sem vínculos familiares na capital, fica localizada na Rua 220, no Setor Leste Universitário.
De fácil acesso, o espaço funcionará 24 horas por dia e contará com uma equipe técnica formada por educadores e cuidadores. Para o prefeito Iris Rezende, a unidade oferecerá proteção integral às pessoas que estejam com vínculos fragilizados. "A nova Casa de Acolhida Cidadã conta com uma ampla estrutura, que trará maior conforto e comodidade para os usuários. O local oferecerá quatros refeições por dia, serviços de higiene e pernoite com segurança", informa.
Segundo o secretário Robson Azevedo, a unidade realizará atendimentos especializados nas áreas de enfermagem, psicologia, pedagogia, nutrição, serviço social e terapia ocupacional. "São diversas áreas de atuação, incluindo o encaminhamento para o mercado de trabalho e para a aquisição de documentos pessoais", explica.
A nova unidade de acolhimento, que tem capacidade para acolher até 60 pessoas, conta com 14 quartos, 16 banheiros, refeitório, cozinha, rouparia, sala de televisão, brinquedoteca, sala de capacitação, academia, horta e salas para atendimentos psicológicos e de assistência social. Os usuários serão abrigados de forma espontânea ou encaminhados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas e por hospitais.
Ainda de acordo com Robson Azevedo, a CAC II terá a mesma finalidade da CAC I, que foi inaugurada em 2007 pelo prefeito Iris Rezende em Campinas. Atualmente, o local abriga 169 pessoas em condição de vulnerabilidade social.
"Por acolher um público rotativo, a Semas estima que, em 11 anos de funcionamento, a Casa de Acolhida Cidadã I abrigou cerca de 25 mil cidadãos. Agora, com a inauguração de mais uma unidade, pretendemos fortalecer o atendimento de assistência social em Goiânia", finaliza.