Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No caminho de Cora Coralina

Governo de Goiás se compromete em resgatar ruínas do Arraial de Ouro Fino

Caiado visitou o local neste sábado (27) | 28.07.19 - 10:29 Governo de Goiás se compromete em resgatar ruínas do Arraial de Ouro Fino (Fotos: Hegon Correa)

A Redação

Goiânia - 
O governador Ronaldo Caiado visitou neste sábado (27/7) as ruínas do antigo Arraial de Ouro Fino, na região da cidade de Goiás, e se comprometeu a recuperar a histórica igreja com o objetivo de integrar o trecho do Caminho de Cora Coralina. “Aqui guarda muito a história de Goiás, muito daquilo que foram nossos antepassados”, frisou.

O local foi fundado por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, em 1727, na época da busca pelo ouro no rio Uru e Córrego de Praia, mas depois que virou distrito, foi abandonado. Atualmente, a área pertence a uma propriedade particular e está em ruínas.
 
“Sei que o Estado passa por uma situação financeira delicada, então vou buscar de toda maneira auxílio com Governo Federal e entidades que possam nos ajudar a reproduzir esta igreja. Queremos dar oportunidade para que o turista que transite pelo caminho de Cora Coralina possa conhecer ou pelo menos tentar reviver aquilo que tivemos aqui anos atrás”, ressaltou o governador. 
 
Chegar até o local envolve sorte, já que não há sinalização para acessar o distrito. Caiado explicou que irá procurar o proprietário para dialogar sobre a recuperação do patrimônio. Ele disse que, inicialmente, é necessário cercar a área para o que sobrou da construção, feita de adobe, taipa e tijolo, não se acabe. As ruínas da igreja de Ouro Final estão em uma área de pastagem e os animais acabam lambendo as paredes, aumentando, assim, a degradação.
 
Caiado afirmou que na região também havia um espaço para formação de padres e destinado aos viajantes que passavam pela local. “As pessoas trafegavam aqui com as boiadas, vindo do interior do Estado e, normalmente, rumavam para Barretos (em São Paulo)”. O governador também lembrou que Ouro Fino ficou reconhecido por fazer parte da emblemática música do Chico Mineiro, de Tonico e Tinoco.
 
“É uma música que é reconhecida por todos. Faz parte daquilo que é a música raiz. Queremos mais do que nunca voltar a recuperar essa igreja. Recuperar o emblema da música sertaneja, da tradição que sempre tivemos aqui. Isso é tratar a nossa cultura”, reforçou Caiado.          
 
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, órgão responsável pelo projeto Caminho de Cora Coralina, diz que a ideia é transformar o espaço em um ponto de parada, antes de se chegar a cidade Goiás ou seguir caminho para os outros destinos do roteiro.

“Muitas pessoas não têm noção do que sejam estas ruínas”, avaliou. Agora, o objetivo é ver as pessoas passando novamente por ali. Para isso, reforçou, é preciso oferecer infraestrutura adequada. Ele ainda destacou que atrair visitantes ao espaço fará com que os turistas durmam na região, “consumindo, movimentando a economia e gerando emprego”. 
 
Fabrício Amaral afirmou que já conseguiu sinalização de recursos federais no Ministério do Turismo, de R$ 1,5 milhão para este ano e de R$ 1,5 milhão para 2020, valores que devem ser investidos no Caminho de Cora Coralina, o que incluirá Arraial de Ouro Fino. 

O roteiro é inspirado na poetisa que dá nome ao percurso e mistura turismo, história, gastronomia, natureza e cultura. Passa por cinco cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Itaberaí, Jaraguá e finaliza na cidade de Goiás. A rota inclui passagens por vários pontos turísticos, como cachoeira e parques.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351