Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Combate ao coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Goiânia inicia testagem de profissionais da Saúde

Ação começou pelo Cais Vila Nova | 01.05.20 - 14:10 Covid-19: Prefeitura de Goiânia inicia testagem de profissionais da Saúde (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia começou nesta semana a testagem dos profissionais da saúde para o novo coronavírus. A ação foi iniciada pelo Cais Vila Nova, local onde 85 profissionais da urgência foram testados. A meta, segundo a prefeitura da capital, é testar 30% dos colaboradores de todas as unidades de urgência da rede pública municipal. 

Segundo a SMS, a testagem é feita por sorteio. A diretora de Epidemiologia da Superintendência de Vigilância em Saúde, Grécia Carolina Pessoni, explica: “Usamos essa metodologia de seleção pegando os profissionais de todos os plantões, tem profissional que vai na unidade uma vez por semana e o dia em que ele estiver trabalhando será testado.”

A secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, esclarece que o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus, mas os anticorpos produzidos depois de ocorrida a infecção. “O teste rápido de anticorpos aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus e isso é possível ser verificado porque quando uma pessoa entra em contato com o vírus o organismo passa a produzir anticorpos como um mecanismo de defesa. Com esses testes que também serão estendidos a uma parte da população vamos ter uma ideia mais próxima da realidade de como está a circulação do novo coronavírus no meio de nossos profissionais de saúde e também da população em geral de Goiânia”, conclui. 

A SMS recebeu do Ministério da Saúde (MS) 7.200 testes rápidos, 6.000 chegaram nesta sexta-feira (30/04) e está comprando mais 25 mil. A maior parte desse tipo de teste será utilizada no “inquérito sorológico” da população a ser realizado após a testagem dos profissionais de saúde.  
 
Por meio de uma parceria, o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG) fará a impressão, leitura e processamento dos formulários dos inquéritos preenchidos pelos profissionais de saúde. Todos serão digitalizados, o que vai permitir uma análise mais rápida dos resultados.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351