Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Valor integral

Justiça determina pagamento de auxílio-transporte a professores da UFG

Decisão atendeu pedido do Adufg-Sindicato | 07.07.20 - 18:00 Justiça determina pagamento de auxílio-transporte a professores da UFG (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) obteve decisão favorável na Justiça para que as Universidades Federais de Goiás (UFG), Catalão (UFCAT) e Jataí (UFJ) implementem pagamento integral do auxílio-transporte para professores, bem como dos retroativos desde setembro de 2013. 
 
Segundo o assessor jurídico do Adufg, Igor Escher, apesar do auxílio ter sido instituído para repor perdas salariais na locomoção ao trabalho, independente do meio de transporte escolhido, as universidades realizavam o pagamento apenas para os professores que utilizavam o transporte público. “A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é acertada, pois se alinha com as decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), retornando o auxílio-transporte ao seu objetivo inicial, de forma a permitir a reposição dos gastos que os docentes têm no deslocamento ao trabalho”, explica.
 
Para o presidente do sindicato, professor Flávio Alves da Silva, trata-se de uma grande vitória da categoria. “É uma decisão que proporciona mais equilíbrio na relação entre docentes e universidades. Afinal, em Goiânia, o transporte público é carente de qualidade e, no interior, é praticamente inexistente ou não atende as demandas de forma suficiente. Os professores não podem se submeter a um serviço precário para serem ressarcidos dos gastos diários com locomoção”, afirma.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351