Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sustentabilidade

Startup da UFG desenvolve tecnologia para otimizar gestão de resíduos

Projeto é em parceria com 6 cooperativas | 03.09.20 - 17:10 Startup da UFG desenvolve tecnologia para otimizar gestão de resíduos (Foto: Divulgação/UFG)
A Redação
 
Goiânia - A startup Acqua Ambiental, incubada no CEI - Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás, desenvolve projeto com seis cooperativas de  recicláveis de Goiânia.
 
O objetivo é reunir, na plataforma Selletiva, dados sobre coleta, transporte, transbordo e separação de materiais."É possível reduzir custos operacionais e potencializar receitas, basicamente aposentando os controles por planilhas eletrônicas", explica o CEO da Acqua Ambiental, Frederico Fragonar Cardoso.
 
Pela plataforma Selletiva, as cooperativas têm acesso a informações detalhadas sobre a origem e a quantidade de resíduos, trajeto e destino, inclusive com fotos."Há casos, em que o gerador de resíduos contrata uma pessoa física ou empresa para fazer a destinação correta dos materiais, mas o contratado descarta  em córregos, lotes baldios e até mesmo em áreas rurais", alerta Fragonard.
 
A Uniforte, entidade que reúne as cooperativas atendidas pela startup, afirma que os  maiores benefícios da plataforma são a transparência e o controle de dados sobre os maiores geradores dos resíduos, que nesse contexto de crise, fazem muita diferença.
 
O lucro do setor despencou, a partir da pandemia.Materiais, como garrafas pet, embalagens tetra pak e embalagens de produtos para higiene aumentaram, no período, de acordo com a Uniforte, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa.
 
Por outro lado, o lixo produzido pelas empresas, como  por exemplo  o  papel, diminuiu drasticamente. "De mil reais, alguns trabalhadores tiveram a renda reduzida para até trezentos reais ao mês; a  plataforma é uma ferramenta  importante para a recuperação dos nossos cooperados", afirma a presidente da Uniforte,  Dulce Helena do Vale.
 
Para conhecer melhor a Acqua e a plataforma Selletiva, acesse o site ou pelo instagram @aquaambientalsi
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351