Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Novidade

A Redação Editora e Elysium lançam manual de estilo e redação

Livro pode ser comprado pela internet | 06.09.20 - 08:08 A Redação Editora e Elysium lançam manual de estilo e redação Foto: Esther Teles - jornal A Redação)
 
Carolina Pessoni
 
Goiânia - A Redação Editora e a Elysium Sociedade Cultural lançaram o manual Estilo e Redação. A obra é de autoria do professor Wolney Unes, doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenador do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG). Produzida a partir do acompanhamento de redações de diversos jornais, a obra tem o objetivo de orientar a produção de textos objetivos e precisos, mas não só jornalísticos. Vale para qualquer tipo de publicação escrita, como redações para concursos e relatórios e até mensagens.
 
Wolney explica que o manual é uma maneira rápida de obter orientações sobre como apresentar um material escrito. "A maior parte de nossa comunicação é feita de maneira escrita e isso se deve também aos aplicativos de mensagem que utilizamos diariamente. Esse material contém dicas para que essa comunicação seja feita de forma mais precisa", afirma.
 
A obra inclui observações sobre os vários aspectos do idioma, oferecendo diversas possibilidades do uso da linguagem e seu estilo, e discutindo a implicação de determinados usos. Com linguagem simples e acessível, são apresentados os conceitos fundamentais de estilística e redação. 
 
O autor destaca que um diferencial do manual é dar atenção ao modo de falar do Brasil Central. "Por se tratar de uma proposta nascida fora dos centros tradicionais produtores de cultura escrita no País, a obra dá atenção a modos de dizer típicos na região, não contemplados em obras similares surgidas em outros pontos do Brasil, como a forma de escrever 'pitdog', por exemplo", ressalta.
 
Organização
O manual está dividido em duas partes. A primeira contém tópicos numerados e organizados e três seções: Normas editoriais, A apresentação do texto escrito e Estilo e redação. Todos os exemplos são de textos reais, tirados das páginas de jornais e revistas, e apresentados com comentários e sugestões de estilo.
 
A segunda parte está organizada na forma de verbetes, com as dúvidas mais comuns de redação. Um anexo completa a obra, com referências de conjugação de verbos a que se referem os verbetes.
 
Produzido com recursos da Lei Rouanet, o manual está disponível para doação a instituições públicas e também à venda pela Amazon.
 
Obra: Estilo e Redação
Autor: Wolney Unes
Editora: A Redação Editora e Elysium Sociedade Cultural
Páginas: 490
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351