Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tecnologia

Plataforma da UFG apresenta dados sobre qualidade do ar em Goiás

Site também reúne taxa de contágio da covid-19 | 22.09.20 - 10:00 Plataforma da UFG apresenta dados sobre qualidade do ar em Goiás (FOTO: DIVULGAÇÃO)
 
A Redação
 
Goiânia - Pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), produziram um produto de previsão de qualidade do ar que está sendo calibrado e regionalizado para Goiás. Ele está disponível na plataforma Covid Goiás, tanto na versão Mobile como Desktop. O objetivo é disponibilizar para a população a previsão da qualidade do ar diária no estado, de acordo com cada localidade/município. 
 
O projeto foi possível por meio do Centro de Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA), juntamente com outros pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e à Nasa, especialistas em modelagens climáticas.
 
A plataforma atualiza todos os dias uma previsão da qualidade do ar para os próximos 3 dias, variando em 6 classificações, que vai de qualidade do ar crítica até a boa. Na plataforma, o público deve buscar por um ícone no menu lateral de ferramentas, com o símbolo de uma "árvore em chamas"; ao clicar, o mapa traz a representação da qualidade do ar.
 
A intenção é orientar principalmente quem já é de grupos de risco para doenças respiratórias crônicas, visando ainda mais cuidados, pois nesse período podemos também ver agravado a demanda hospitalar, afirma o professor Manuel Ferreira, coordenador da plataforma Covid Goiás (covidgoias.ufg.br).  Com isso a plataforma traz mais um dado científico que possa auxiliar a população nos cuidados durante a pandemia da Covid-9, bem como auxiliar na tomada de decisões por parte do governo, especialmente autoridades de saúde. 
 
A orientação dos especialistas nesse período é evitar atividades ao ar livre. No último fim de semana a plataforma alertou para riscos de degradação da qualidade do ar devido à fumaça vinda das queimadas na Amazônia e no Pantanal, além dos incêndios ocorridos no próprio estado. A pesquisadora Juliana Freire explica que a previsão é que nos próximos dias a qualidade do ar fique bem comprometida, mesmo com previsão de chuva no início da semana. Ela explica que quanto mais seco o ar, pior a qualidade dele, pois a remoção das partículas é mais lenta.
 
Outros dados 
A plataforma Covid Goiás também está apresentando a média móvel de casos confirmados e de óbitos por municípios e para todo o estado. Basta clicar no município e o usuário verá a média móvel dos últimos 7 dias. Esses dados já foram revisados e validados pela Secretaria Estadual de Saúde e, por isso, algumas vezes podem diferir dos números divulgados em outras plataformas, em especial na imprensa nacional.

A plataforma Covid Goiás decidiu utilizar esses dados, pois assim evitam eventuais erros de lançamento (ex. casos duplicados, falsos positivos, etc.), mesmo que demore um pouco para serem atualizados. A plataforma também está disponibilizando o número de óbitos por bairros de Goiânia. Antes, oferecia os números de casos confirmados da Covid-19 por bairros/setores (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Distrito Federal).
 
Outra informação disponível é a taxa de contágio por bairro, para auxiliar a Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiânia no planejamento de ações de testagem, fiscalização, etc. O professor Manuel Ferreira explica que, às vezes, esses dados podem não ser tão óbvios para a população em geral, mas são imprescindíveis na tomada de ações dos governos e órgãos de saúde.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351