Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tecnologia

Nova plataforma da UFG identifica desmatamentos no Cerrado

Novidade será lançada nesta quarta-feira | 14.10.20 - 08:42 Nova plataforma da UFG identifica desmatamentos no Cerrado (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia – A plataforma Cerrado DPAT (Deforestation Polygon Assessment Tool) será lançada nesta quarta-feira (14/10). Ela se trata de uma ferramenta criada pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e prevê de forma fácil, rápida e intuitiva os dados de desmatamentos para todo o bioma Cerrado, desde o ano 2000.
 
A plataforma, online e gratuita, vai permitir a visualização dos dados sobre desmatamento e a superfície de susceptibilidade ao desmatamento nos 1.386 municípios brasileiros abarcados pelo bioma. 
 
O projeto é resultado do Programa de Investimento Florestal (FIP) implementado em 2016 no Brasil no âmbito do Plano de Investimento Brasileiro, gerido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial) e financiado pelo Fundo Estratégico do Clima. Gerenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto FIP Cerrado tem como uma de suas frentes a produção de dados de desmatamento no Cerrado.
 
O objetivo central da plataforma Cerrado DPAT se refere à oferta de uma base de dados com informações confiáveis para os gestores públicos. “Baseado nas informações disponibilizadas por meio desta plataforma será possível saber as regiões do bioma em condição de maior vulnerabilidade socioambiental”, exemplificou o coordenador da ferramenta e pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães.
 
Além disto, a plataforma irá trazer informações essenciais quanto ao apontamento de regiões mais suscetíveis a futuros desmatamentos, alertando autoridades públicas. Laerte Guimarães explicou que além dos dados sobre os quase 2 milhões de polígonos de desmatamentos, disponibilizados por meio da plataforma, será possível saber detalhes sobre esse processo de degradação.
 
“A Cerrado DAPT consegue determinar, por exemplo, qual a distância de um determinado ponto de desmatamento de uma unidade de conservação, território quilombola ou reserva indígena, bem como saber se este desmatamento aconteceu em área de proteção permanente ou reserva legal, em cada uma das 843.020 propriedades rurais existentes no bioma Cerrado”, ressaltou.
 
Além dos dados relacionados ao desmatamento, a Cerrado DAPT oferece acesso rápido a uma grande base de dados, como localização de frigoríficos e silos, malha viária atualizada, mapa de propriedades e imagens de satélite.
 
Por fim, o professor destacou que a UFG tem colaborado durante todos esses anos pela excelência em pesquisa e formação de recursos humanos. “A iniciativa FIP Cerrado envolveu vários bolsistas de graduação e pós-graduação fundamentais para o sucesso do projeto”, destacou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351