Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Monitoramento

Aparecida realiza segundo inquérito populacional da covid-19

Ação contou com testagem domiciliar | 28.10.20 - 09:30 Aparecida realiza segundo inquérito populacional da covid-19 (Foto: Enio Medeiros)
 
A Redação
 
Goiânia - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realizou, no último sábado (24/10), o segundo inquérito populacional para conhecer o número de pessoas que já tiveram a doença e desenvolveram anticorpos. A iniciativa abrangeu toda a cidade e teve também o objetivo de subsidiar estratégias para enfrentar e prevenir a circulação do Sars-CoV-2 e tratar os doentes.
 
Ao todo, 100 profissionais da pasta e 50 carros estiveram envolvidos nas atividades do dia. Na semana passada, a SMS sorteou 766 residências por toda a cidade, que foi dividida em sete regiões, para realizar a coleta de sangue em moradores que também responderam a um questionário produzido por um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, que acompanhou os trabalhos do dia, “felizmente, as pessoas nos recebem com alegria e contribuem com nosso trabalho porque entendem a importância de tudo que se refere ao combate à pandemia. Essa testagem aleatória é uma pesquisa sorológica fundamental para apontar como está a prevalência do vírus. Os dados obtidos vão nos ajudar a consolidar e a desenvolver ações de enfrentamento à pandemia no município e a fazer diversas análises relativas à covid-19”.
 
O superintendente acredita que o cenário da pandemia em Aparecida é, atualmente, otimista, mas ressalta que as pessoas não podem relaxar nas medidas de segurança: “A pandemia não acabou. Estamos em alerta e a população tem que continuar com as medidas de higiene e distanciamento social, não aglomerando, higienizando as mãos, usando máscara sempre que sair ou quando estiver com outras pessoas, enfim, todo os cuidados já conhecidos continuam indispensáveis e a SMS está vigilante. ”
 
Gustavo Assunção ainda acrescenta que as equipes da SMS que trabalharam na iniciativa estavam devidamente identificadas. “Nosso pessoal usou coletes da Vigilância da Saúde e crachás de identificação do inquérito populacional. Inclusive nos crachás havia a informação de que eles eram válidos apenas para o sábado, 24, e especificamente para essa ação”, informa o gestor.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351