Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

PESQUISA

Covid-19: cientistas identificam cepas de Manaus e do Reino Unido em Goiás

Estudo é desenvolvido por PUC, UFG e IF | 12.03.21 - 20:20 Covid-19: cientistas identificam cepas de Manaus e do Reino Unido em Goiás (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Uma pesquisa desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que diversas cepas do coronavírus estão em circulação em Goiás. Os cientistas começaram o trabalho de sequenciamento genético de amostras do Sars-CoV-2 obtidas de pacientes goianos para identificar as cepas que circulam no Estado.
 
A primeira etapa do trabalho identificou as variantes P.1, P.2 e B.1.1.7, mais conhecidas como as cepas de Manaus, do Rio de Janeiro e do Reino Unido, respectivamente, em amostras de pacientes de Goiânia e Anápolis. Os dados serão usados para informar o poder público sobre quais medidas tomar no enfrentamento à pandemia.
 
O sequenciamento foi feito com base em oito amostras coletadas via PCR e as autoridades já foram informadas dos resultados. Outras 120 amostras devem ser analisadas, sendo metade de pacientes da capital, e metade de pacientes do interior. Os próximos resultados devem sair em 15 dias.
 
O projeto conta com o apoio do INCT EECBio (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade) e incentivos do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351