Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LUTO

CAU/GO lamenta morte de Paulo Mendes

Arquiteto fez quatro grandes obras em Goiânia | 23.05.21 - 18:50 CAU/GO lamenta morte de Paulo Mendes (Foto: reprodução)A Redação
 
Goiânia – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) lamentou a morte do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, neste domingo (23/5), aos 92 anos.
 
Leia a nota:
 
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) lamenta profundamente a perda do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, neste domingo, 23, aos 92 anos.
 
Goiânia tem quatro edificações de autoria deste premiado arquiteto: o Estádio Serra Dourada, o Jóquei Clube de Goiás, o projeto original da Rodoviária da capital e uma residência na rua 83, no Centro, mais tarde transformada em uma agência do Banco do Brasil.
 
Em 2017, o CAU/GO, apoiado em parecer técnico elaborado pelo arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), encaminhou ao Iphan proposta de tombamento do Jóquei Clube. A edificação modernista, de acordo com notícias veiculadas na imprensa à época, estava sob risco de demolição.
 
Projetado em 1962 por esse grande nome da Arquitetura brasileira, a edificação integra o movimento moderno brasileiro, constitui a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. Acesse aqui a íntegra do parecer.
 
Na esteira das discussões sobre o Jóquei, em 2017 o CAU/GO exibiu, na comemoração pelo Dia do Arquiteto e Urbanista, em dezembro, documentário sobre a vida e a obra do arquiteto, “Tudo é Projeto”, dirigido pela filha de Paulo Mendes, Joana Mendes da Rocha, e Patricia Rubano.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351