Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fortes chuvas

Sobe para 14 o número de cidades goianas em situação de calamidade

Centenas de famílias seguem isoladas | 04.01.22 - 16:59 Sobe para 14 o número de cidades goianas em situação de calamidade Homens atravessam área alagada em Cavalcante carregando moto para buscar remédios. (Foto: Reprodução via WhatsApp)

Théo Mariano e Ludymila Siqueira

Goiânia
- Continua preocupante a situação de municípios das regiões Norte e Nordeste de Goiás por conta das fortes chuvas. Com centenas de famílias isoladas, já são 14 municípios da região que decretaram estado de calamidade devido às cheias de rios. Em Cavalcante, uma das cidades afetadas, os trabalhos de apoio aos moradores prejudicados pelo temporal continua. Atravessando a região do município de barco, o prefeito Vilmar Kalunga tem buscado diariamente acesso às famílias que estão ilhadas.

Como explica o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manuel Ferreira, as fortes chuvas também impactam, além das moradias, as plantações de muitos moradores da zona rural dos municípios atingidos. As cidades em situação de calamidade são: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Iaciara, Formoso, Niquelândia, São João D’Aliança, Guarani de Goiás, Flores de Goiás, São Domingos e Teresina de Goiás.

"Os eventos climáticos extremos, além de criar problemas nas áreas rurais dos municípios, que muitas vezes também são afetados por problemas sociais sérios, causam estragos fortes" explica Ferreira. Segundo o pesquisador da UFG, em relação aos impactos econômicos, as áreas de plantação podem sofrer também uma queda de safra quando as as regiões são atingidas por chuvas excessivas, como vem acontecendo no Estado.

Um vídeo enviado nesta terça-feira (4/1) ao jornal A Redação via WhatsApp mostra a dificuldade para atravessar uma área alagada, na entrada da comunidade Kalunga do Vão do Moleque, em Cavalcante. Na reprodução, é possível ver quatro homens carregando uma moto na região alaga. O grupo, conforme apurado pelo AR, tentava a travessia para buscar alimentos e remédios para abastecer as famílias isoladas.


Mais chuvas
Gerente do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim disse, em entrevista ao jornal A Redação, que a previsão é de chuvas "insistentes" nas regiões citadas durante esta semana. "A previsão ainda permanece, durante esta semana, com chuvas típicas de verão. Podemos ter precipitações volumosas em algumas localidades e, nas regiões Norte e Nordeste do Estado, as chuvas permanecem", explicou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351