Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lista tríplice

"Minha vida sempre foi dedicada à UFG", diz mais votada para reitora

Sandramara: "Temos que pensar na instituição" | 11.01.22 - 13:15 "Minha vida sempre foi dedicada à UFG", diz mais votada para reitora "É decepcionante você não ter a escolha da comunidade universitária e do conselho respeitada", lamentou Sandramara (Foto: Divulgação/Secom UFG)
Augusto Diniz

Goiânia
- "Minha vida sempre foi dedicada à UFG." A declaração foi dada no final da manhã desta terça-feira (11/1) ao jornal A Redação pela candidata mais votada para reitora da Universidade Federal de Goiás, a professora e reitora em exercício Sandramara Matias Chaves. Vice-reitora na gestão Edward Madureira (2018-2021), Sandramara ocupa o cargo até o dia sexta-feira (14/1).

A partir de 15 de janeiro, a reitora nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje é diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC-UFG), Angelita Pereira de Lima, assume o cargo para o quadriênio 2022-2025. "É decepcionante você não ter a escolha da comunidade universitária e do conselho respeitada", lamentou Sandramara.

A reitora em exercício e mais bem votada candidata a reitora da UFG recebeu 3.629 votos na consulta pública para reitor em junho de 2021, o que representa 64,3% da votação. Resultado que foi confirmado no Conselho Universitário da instituição, que no dia 18 do mesmo mês no ano passado deu 60 dos 63 votos para Sandramara. Mas o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Educação escolheram a terceira mais votada, com apenas um voto, Angelita, da lista tríplice.

Pensar na instituição
Mesmo decepcionada com a escolha do governo federal, que não teria respeitado a autonomia universitária da UFG, Sandramara disse que o momento é de pensar na instituição. "Temos que preservar e fortalecer cada vez mais a universidade." 

Professora da Faculdade de Edudcação da UFG, Sandramara lembrou que se formou na Federal de Goiás e dedicou grande parte da vida profissional à institução. "É aqui que eu me formei, destinei grande parte da minha vida. Meu marido se aposentou na UFG", fez questão de enfatizar Sandramara.

"Extremamente competente"
Até quando citou que a nomeada por Bolsonaro ficou em terceiro lugar na lista tríplice, Sandramara reconheceu que a professora Angelita é uma profissional capacitada. "É uma pessoa extremamente competente, diretora da FIC, que também trabalha pela UFG", reconheceu. 

Sandramara definiu a manhã desta terça-feira, desde a notícia da nomeação da nova reitora no Diário Oficial da União, como "um dia bastante atribulado em função dessa publicação". E voltou a falar do orgulho que sente da UFG: "Devo muito a tudo que essa instituição me proporcionou".

Contato com nova reitora
Reitora em exercício até o final da semana, Sandramara disse que ainda não teve tempo de conversar com Angelita desde a publicação da nomeação da nova reitora. "Estou como reitora em exercício até o dia 14. Tinha uma agenda hoje. Optei por manter a posse das novas diretora e vice-diretora da Faculdade de Enfermagem", descreveu os compromissos da manhã, mesmo com toda a confusão gerada na comunidade acadêmica da instituição a partir da publicação do nome escolhido para a reitoria da UFG.

"Com certeza iremos conversar", disse Sandramara sobre a busca de contactar a nova reitora em breve. Sobre a manifestação de membros da UFG que não concordam com a escolha do governo federal, a reitora em exercício informou que representantes da comunidade da instituição irão se manifestar ainda nesta terça-feira às 16 horas.

Leia mais:
Bolsonaro nomeia Angelita de Lima, número 3 na lista, para reitora da UFG
"Foi um desrespeito à autonomia da UFG", diz presidente da Adufg
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351