Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

5 de maio

Conselho de Farmácia de Goiás alerta para uso racional de medicamentos

Ação será realizada no Parque Vaca Brava | 04.05.22 - 17:25 Conselho de Farmácia de Goiás alerta para uso racional de medicamentos (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) promove nesta quinta-feira (5/5) ação no Parque Vaca Brava, em Goiânia, em alusão ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio. Na realização, haverá orietanções sobre o uso seguro de medicamentos e coleta de remédios vencidos e de sobras para descarte adequado. Farmacêuticos voluntários farão o atendimento das 7h às 9h e também das 18h às 20h em tenda montada no local. A ação acontece em parceria com o Centro Universitário Estácio de Goiás.
 
O dia comemorativo foi criado para alertar a população quanto aos riscos causados pelo mau uso do medicamento e pela automedicação. O uso indiscriminado pode causar reações adversas, dependência, intoxicação e até levar à morte.
 
A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, explica que o farmacêutico é o profissional responsável por orientar o paciente quanto ao uso correto do medicamento, sanar dúvidas sobre a terapia medicamentosa, orientar quanto ao uso, o armazenamento e o descarte consciente desses medicamentos. O farmacêutico, ressalta ela, é o profissional da saúde mais acessível à população e também o mais capacitado para alertar sobre interações medicamentosas e o uso correto do medicamento para se obter os melhores resultados com o tratamento. 
 
O Conselho aproveita a data também para orientar a população quanto ao descarte correto e consciente dos medicamentos. “O ideal é que todo medicamento seja descartado em postos de saúde, farmácias e drogarias que tenham os coletores ou dispensários de medicamentos”, orienta o diretor secretário, Daniel Jesus. Ele alerta que não se deve descartar medicamentos no lixo comum ou no sistema de esgoto, pois podem prejudicar o meio ambiente e a própria população. Daniel explica que essas substâncias químicas podem contaminar o lençol freático, a água, o solo e também oferecem riscos aos animais.
 
Além disso, vale ressaltar que os medicamentos devem ser armazenados de forma segura e longe do alcance de crianças. “É importante guardar os medicamentos em local fresco e arejado, sem abafamento”, aconselha o farmacêutico. “Não coloque medicamentos sobre a geladeira, onde a temperatura é alta, ou perto do fogão”, completa. Ele lembra ainda que o local de armazenamento deve ser mantido sempre limpo. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351