Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tecnologia

Governo de Goiás lança Campus Party em solenidade em Goiânia

Evento ocorre entre os dias 15 e 19 de junho | 31.05.22 - 23:01
Governo de Goiás lança Campus Party em solenidade em Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro)José Abrão

Goiânia – O Governo de Goiás e a Campus Party Brasil lançaram oficialmente a 4ª edição da Campus Party Goiás (CP Goiás) em solenidade na noite desta terça-feira (31/5) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O evento ocorre entre os dias 15 e 19 de junho no Passeio das Águas Shopping com a expectativa de receber mais de 76 mil pessoas. A programação inclui palestras, oficinas, e-Sports e arena de drones, hackatons, entre outras ações, totalizando mais de 400 horas de atividades tanto presencial quanto virtualmente.
 
“O Governo de Goiás tem o pé muito firme na história, como também na tecnologia e inovação. Goiás é um Estado que cada vez mais se aperfeiçoa e acredita como ninguém na educação. Esse é o nosso interesse em criar, em Goiás, um ecossistema de inovação e de tecnologia”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
 
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, destacou que a Campus deve um papel grande em ajudar o Estado a realizar diversas políticas públicas de inclusão tecnológica: “Você leva tecnologia e inovação para as pessoas mais carentes. Coloca tecnologia na vida dessas pessoas. Permite que elas conheçam e tenham a oportunidade de cogitar um emprego na área de inovação”. Ele enumerou os programas desenvolvidos pelo Estado, como o Include, o Sucatec, o Hub Goiás e as Escolas do Futuro.


Ronaldo Caiado (foto: Letícia Coqueiro)
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia que “quando falamos de inovação, não é uma ação. São vários atores e ações que têm que se conectar. Não dá pra virar um Estado inovador da noite para o dia. A Campus Party funciona como uma catalisadora destes atores. A partir dela, foram propostas uma série de políticas públicas no Estado de Goiás para termos um ambiente propício para a inovação. É assim que vamos nos diferenciar e gerar valor e ter empregos de qualidade”.
 
O presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, agradeceu a parceria com o Governo de Goiás e destacou o impacto positivo do evento no Estado. “A coisa mais importante que saiu dos fóruns em 2019 foi o Include, laboratórios que levam a tecnologia digital para os jovens da periferia. Isto é fundamental. Você não vai dormir analógico e acorda digital. É um processo, uma transição. Procuramos através do Include um modelo fácil de instalar nas escolas”, apontou. “Atendemos 1.500 alunos e até o final de 2023 vamos chegar a 100 mil alunos que incluímos socialmente através da tecnologia”, garantiu.


Francesco Farruggia (foto: Letícia Coqueiro)
 
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho conta que, ao contrário dos outros Estados do Centro-Oeste, Goiás está avançando cada vez na área de tecnologia e na indústria. “Cerca de 27% do PIB de Goiás vem da indústria. Há 30 anos, era 7%. Além disso, há o comércio e nosso papel muito forte na logística. Precisamos investir cada vez mais na tecnologia para dar suporte em todas as áreas diversas da nossa economia, inclusive no agro. São demandas do desenvolvimento econômico do Estado”, ressalta.
 
“A importância está no estímulo que isto traz para a produção de conhecimento. É um evento que tem um apelo de mobilização extremamente grande que projeta o conhecimento e o entusiasmo”, disse a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima. “Para nós da universidade, é fundamental, pela forma como a Campus consegue atrair a juventude ao redor da tecnologia e da inovação. É algo que transcende a universidade, pois deixa um legado importante para a cidade”, completa.


Angelita Lima (Foto: Letícia Coqueiro)
 
A nova edição também trará uma grande parceria com o Sebrae Goiás, com uma ação chamada Fábrica de Empreendedores, com maratona de negócios. Além disso, serão realizados três hackathons mais um nacional em parceria com o Ministério da Saúde. A CP Goiás também terá participação de 80 startups e um palco só sobre empreendedorismo digital, que vai mostrar o caminho das pedras aos jovens que irão empreender no mundo digital.
 
O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirma que o Estado tem muito a ganhar com um evento deste porte. “A Campus Party promove, acima de tudo, a inovação em nosso Estado e fortalece os pequenos negócios. Essa é a nossa missão e temos a convicção que este evento vem para tornar Goiás referência de inovação tecnológica nos diversos segmentos da nossa economia”, disse.
 
Rubens José Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg) destaca que o evento “traz uma série de novidades para um mercado que sofreu nos últimos anos e que foi transformado pela tecnologia em dois anos de pandemia”. Ele também salientou o papel da juventude no evento: “essa nova geração traz muito para o setor empresarial e nós aprendemos muito com eles. Há muito conhecimento e talento a ser apreendido em um evento como esse”.


Joel Sant'Anna (foto: Letícia Coqueiro)

 
Novidades exclusivas
 
Entre as novidades, haverá o Hashtag Awards, um prêmio para influenciadores digitais da área de tecnologia, cujos finalistas serão apresentados em Goiás. A programação contará com dois palestrantes chineses e com outras atividades voltadas para o cenário tecnológico do gigante Oriental. “A China hoje é líder absoluta em blockchain, big data, pagamentos, telecomunicações e inteligência artificial”, enumerou Francesco. “Aqui temos na UFG o primeiro curso de inteligência artificial do Brasil. Podemos imaginar que Goiás vai se tornar uma referência em IA então não podemos ignorar o trabalho desenvolvido na China sobre esse tema. Espero que a Campus Party ajude para que, em dois anos, Goiás seja o maior Estado em investimento chinês”, completou.
 
Outra convidada de destaque é Sophia Aguilar, uma estudante de 16 anos medalhista olímpica em Matemática, Astronomia e Astrofísica, além de pesquisadora da New York Academy of Science. “E é uma garota incrivelmente empreendedora que vai ensinar aos garotos e garotas de Goiás como ela fez tudo isso”, resumiu Francesco.
 
Área Open

Na área Open, onde são esperadas mais de 70 mil pessoas, as atividades estão divididas entre Campus Kids, Hoquei de Robôs, Arena Games, campeonatos de e-Sports, simuladores de realidade, arena de drones, espaço de empreendedorismo e Makerspace, que oferece soluções para novas criações, com workshops, impressão 3D e corte a laser.
 
Na Campus Kids, as crianças terão contato com robótica educativa, gamificação e tecnologias de apoio à gestão da educação como forma de orientar os primeiros passos na tecnologia e despertar o interesse dos pequenos. No Hoquei de Robôs, serão realizados campeonatos com robôs utilizando estratégias e robótica aplicada, durante quatro dias do evento.
 
Uma das novidades da Campus Party 2022 é a presença de estudantes de Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) da rede estadual de ensino no Hackathon. Para preparar os alunos para este desafio, eles participaram de duas edições do Bootcamp Low Code. O evento é organizado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e possibilita o desenvolvimento de aplicativos que utilizam a linguagem de baixa codificação, “Low Code”.
 
Já a Arena e Camping são espaços exclusivos para inscritos. O Camping é o espaço de descanso dos nossos campuseiros, onde eles se recompõem durante os seus dias do evento. Serão 1.500 barracas, com acomodações individuais ou duplas e toda estrutura necessária. Mais do que um lugar para dormir, este espaço amplifica a experiência dos campuseiros.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351