Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Morre Goianira Cezar Lima, que deu nome à cidade goiana

Ex-professora era mãe de cinco filhos | 15.06.22 - 17:26 Morre Goianira Cezar Lima, que deu nome à cidade goiana (Foto: Reprodução)

Jales Naves
*Especial para A Redação

Goiânia - Servidora da área administrativa da Universidade Federal de Goiás, aposentada, faleceu nesta terça-feira, dia 14, em Goiânia, aos 85 anos, a pedagoga Goianira Cezar Lima. Primogênita de Ana Martins de Lima (Dona Filhinha), uma das primeiras professoras do distrito de São Geraldo, que integrava a nova Capital goiana, ela foi homenageada pela então subprefeita Maria Luiza Naves, que deu seu nome àquele distrito, por sugestão do líder político local José Rodrigues Naves Júnior.
 
Goianiense, nascida no dia 10 de junho de 1937, Goianira estudou em quatro instituições de ensino: Colégio Santo Agostinho, Instituto Araguaia, Colégio Estadual Professor Pedro Gomes e Instituto de Educação de Goiás. Divorciada, era mãe de cinco filhos: Esron, Enery, Eloísa, Eneida e Eliane. “Evangélica convicta e praticante, exímia bordadeira, mulher de hábitos simples, humilde e verdadeira. Deixa um vazio para aqueles que desfrutaram de sua presença”, destacou seu irmão Walmir Martins.
 
Nomes
O povoado de São Geraldo, que era conhecido também como povoado Boa Vista, nome da fazenda de onde se originou, e integrava o então município de Campinas, em março 1935 foi elevado a distrito de São Geraldo por iniciativa do prefeito Licardino de Oliveira Ney, como o jornalista Jales Naves registra em seu livro sobre a história da cidade.
 
Nos livros do Cartório Distrital, de novembro de 1943 a novembro de 1944, as anotações constam como vila de Itaim e chegou a ser denominado também de distrito de Itaité, até ganhar seu nome definitivo. O líder político Naves Júnior disse que a escolha do nome homenageava, também, a Capital, sendo Goianira “a pequena Goiânia”, denominação que permaneceu com sua emancipação política, em 1958. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.06.2022 19:47 Humberto Pereira Lima

    Meus sentimentos a família. Sou primo primeiro grau. Meu inesquecível pai foi Anderson Fernandes Lima, irmão de meu saudoso tio Norberto.

  • 16.06.2022 13:52 Edite Maria porto

    Fica meu pêsames todos familiares que dedico muito

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351