Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Virada Ambiental 2022

Goiânia sedia lançamento de projeto que incentiva plantio de árvores nativas

Programa é iniciativa da UFG | 20.06.22 - 14:08 Goiânia sedia lançamento de projeto que incentiva plantio de árvores nativas (Foto: Divulgação)
A Redação 

Goiânia -
A capital goiana vai sediar, nesta terça-feira (21/6), a quarta edição do Projeto Virada Ambiental, uma iniciativa de mobilização social que visa incentivar o plantio de espécies nativas do Cerrado. O objetivo é resgatar e preservar a biodiversidade, além de recuperar serviços ambientais do ecossistema goiano. A cerimônia será realizada no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e será transmitida ao vivo pelo YouTube.
 
Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater, destaca que a Agência foi apoiadora da Virada Ambiental desde a primeira edição. “Somos parceiros da iniciativa desde o começo por entendermos que a produção rural sustentável é o melhor caminho a ser seguido. As ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente fazem parte da agenda da Emater, com enfoque na proteção de bacias hidrográficas e nascentes, por exemplo", disse. 

No projeto, a Agência Goiana ainda é a responsável por avaliar e selecionar os locais onde serão feitos os plantios das espécies nativas, através da identificação de nascentes, margens ou mananciais que estão desprotegidos, visando à recuperação destas áreas.
 
Histórico
Iniciativa da UFG, em parceria com entidades públicas como a Emater, a AGM e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Projeto Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n° 20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. Ainda em 2019, prefeituras de mais da metade dos municípios goianos e instituições que apoiam o programa convidaram a sociedade para participar do plantio simultâneo de 160 mil mudas de espécies nativas nas mais diversas regiões de Goiás.
 
Em 2020, já na segunda edição, cidades da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começaram a aderir ao Projeto Virada Ambiental. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, considerando que a iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global à ação para, entre outros, proteger o meio ambiente. Para fazer parte, o município deve aderir ao projeto e se comprometer com o plantio orientado de mudas de árvores nativas durante o mês de novembro.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351