Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Habitação

Famílias de Goianira, Ceres e Rialma ganham auxílio para arcar com aluguel

Estado oferece aporte de R$ 350 mensais | 02.08.22 - 08:21 Famílias de Goianira, Ceres e Rialma ganham auxílio para arcar com aluguel (Foto: Octacílio Queiroz)
 
A Redação
 
Goiânia - Famílias de Goianira, Ceres e Rialma entraram na segunda-feira (1º/8) para o grupo de beneficiários atendidos pelo programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. Os moradores receberam os cartões do programa, junto com as instruções para usar o aplicativo para recebimento. O Aluguel Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), é um programa de complemento de renda para famílias em situação de vulnerabilidade financeira, com aporte mensal de R$ 350 por 18 meses.
 
A iniciativa auxilia famílias em dificuldades como a do almoxarife Clésio Marcelo dos Santos, de 33 anos. Ele recebeu o cartão do programa, em Goianira, junto com a mulher e a filha pequena. “A gente agora fica mais feliz, porque tem de onde tirar dinheiro para pagar o aluguel”, comemora. A dificuldade da família está principalmente em conseguir as fechar as contas até fim do mês. “O aluguel sempre leva boa parte da renda e a gente tem dificuldades de fazer compras. É uma ótima ajuda”, completa.
 
Mãe solo de quatro filhos pequenos, a dona de casa Gislaine, de 26 anos, também de Goianira, ressalta que o custo de vida está muito elevado para manter as crianças. “As coisas estão muito caras e com criança sempre tem um gasto a mais”, observa. Para ela, o suporte para pagar o aluguel vai ajudar principalmente a comprar o básico para a alimentação. “Sobre aquele dinheiro da renda: agora vou comprar principalmente mantimentos e coisas para as crianças. Eu digo para quem não acredita que acredite e se inscreva, porque eu consegui”, estimula.
 
Melhores condições
Já em Ceres, a empregada doméstica Ana Cláudia Rodrigues, de 23 anos, que mora sozinha com a filha pequena, planeja melhorar as condições em casa. “Vou conseguir fazer muita coisa com esse reforço, porque não sobra muito com a renda da gente que trabalha de doméstica”. Para ela, o auxílio veio em boa hora, porque estava em uma situação apertada. “Esse dinheiro vai pagar praticamente todo meu aluguel e agora vai sobrar”, explica.
 
O reforço no orçamento da dona de casa Maria Rodrigues Noleto, de 26 anos, que mora com as duas filhas pequenas em Rialma, vai ser destinado especialmente para comprar de remédios e mantimentos. “Ajuda muito. Tem hora que a gente passa muita dificuldade e não tem nem mesmo o que comer”, conta. Ela também não deixa de planejar a realização de um sonho. “Agora posso tentar juntar o dinheiro até mesmo para comprar uma casa”, planeja.
 
Criado em 2021, o programa do Aluguel Social segue com atendimentos em mais de 60 municípios goianos. Boa parte deles ainda está com inscrições abertas para atendimentos previstos para serem realizados nas próximas semanas. Para checar se o município onde vive está com inscrições abertas, as famílias interessadas em se candidatar podem acessar o site www.agehab.go.gov.br e checar a listagem. No site da Agência também é possível conferir os critérios para se candidatar. Os principais são: ser maior de 18 anos ou emancipado, não possuir imóvel próprio e morar no município há 3 anos ou mais.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351