Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agronegócio

Seapa apresenta programa de bioinsumos de Goiás em evento nacional

Conbraf ocorre no Centro de Convenções | 20.09.22 - 23:42 Seapa apresenta programa de bioinsumos de Goiás em evento nacional (Foto: reprodução)A Redação
 
Goiânia – A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será uma das expositoras do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf). O evento ocorre de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e terá como tema “Proteção de Plantas no Cerrado”. O estande da Seapa será inteiramente dedicado aos bioinsumos. Além de receber informações e esclarecer dúvidas, quem visitar o espaço poderá participar da elaboração do Mapa da Sustentabilidade do Estado de Goiás e opinar sobre o assunto em um painel interativo.
 
O Mapa da Sustentabilidade foi lançado em abril, como uma das ações previstas pelo Programa Estadual de Bioinsumos (Lei nº 21.005/2021). A plataforma virtual pode ser acessada por QR Code. O objetivo da ferramenta é coletar, sistematizar e divulgar dados sobre tendências de mercado, produção e consumo de bioinsumos, rastrear produtores e consumidores, e também identificar propriedades, empresas e indústrias que se destaquem em boas práticas para o desenvolvimento do agronegócio sustentável.
 
“Goiás foi a primeira unidade federativa a implantar um Programa Estadual de Bioinsumos. Já avançamos muito na pesquisa e na utilização de insumos biológicos, produtos que se mostram alternativas mais econômicas e sustentáveis aos insumos químicos convencionais. Queremos ir mais longe. Estamos montando uma rede com 13 biofábricas ligadas a instituições públicas de pesquisa. Nossa meta é fazer de Goiás o maior polo de inovação em bioinsumos do País”, afirma o superintendente em exercício de Produção Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Carneiro de Araújo.
 
A organização do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade está a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unesp Jaboticabal. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é um dos apoiadores do evento. A exposição do tema em eventos como o Conbraf é uma das ações previstas no Programa Estadual de Bioinsumos.
 
Programa Estadual
O Governo de Goiás publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 17 de maio de 2021, a Lei nº 21.005, que instituiu o Programa Estadual de Bioinsumos. O objetivo do Programa, proposto pela Seapa, é ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. Goiás é pioneiro, no País, na criação da lei estadual. O foco é tornar Goiás o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351