Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EM GOIÂNIA

Caiado recebe estudantes do nordeste goiano no Palácio das Esmeraldas

Alunos participaram do turismo educacional | 06.11.22 - 17:36 Caiado recebe estudantes do nordeste goiano no Palácio das Esmeraldas (Foto: Governo de Goiás)
A Redação 

Goiânia - 
Uma delegação composta por 124 pessoas, entre estudantes da rede pública estadual e professores, foi recebida no sábado (5/11) pelo governador Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas. O grupo, que é do Nordeste goiano, estava na capital para participar do turismo educacional, uma etapa do projeto Olimpíada de Humanidades. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. 
 
O encontro foi inesperado e surpreendeu a turma, liderada pela gerente de Arte e Educação da Seduc, Luz Marina de Alcântara. Segundo a coordenadora da Olimpíada de Humanidades, Christiane Ayumi Kuwae, os estudantes passeavam pela Praça Cívica quando uma delas começou a chamar por Caiado, na entrada da residência oficial do Governo, até que ele ouviu e apareceu para cumprimentá-los. Foi o segundo encontro do governador com alunos do projeto - o primeiro ocorreu em 2019.
 
"O governador conversou com os estudantes na porta do Palácio. Depois, convidou para entrar. A turma conheceu o jardim e, no final, cantou a música tema da Olimpíada no salão, com acompanhamento de piano", contou a coordenadora. Durante o encontro, Caiado falou sobre a arquitetura do Centro de Goiânia, rica em art déco; do seu amor por Goiás; e da importância dos estudos, momento em que contou sobre seu histórico profissional como médico e político. 
 
A Olimpíada de Humanidades está em sua quinta edição e tem como objetivo incentivar o protagonismo jovem. O projeto atende municípios do Nordeste goiano localizados na Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto, que circunda o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em 2022, participaram escolas de Alto Paraíso de Goiás (Educandário Humberto de Campos e E.E. Gerson de Farias), Cavalcante (E.E. Elias Jorge Cheim), Colinas do Sul (C.E. Joaquim Tomaz Ferreira da Silva), Nova Roma (C.E. Mal Humberto de Alencar Castelo Branco) e Teresina de Goiás (C. E. Joaquim de Sousa Fagundes).
 
O tema deste ano foi ‘Da cerradania às goianidades: o viver-Cerrado’. Os estudantes desenvolveram projetos específicos, de acordo com a sua realidade local, que foram apresentados nos seus municípios e no Festival de Humanidades realizado em agosto, em Alto Paraíso. A última etapa da Olimpíada de Humanidades é o Turismo Educacional, que levou 96 estudantes para conhecer a história e cultura goianas em Pirenópolis e Goiânia. 
 
Na quinta-feira (3/11), em Pirenópolis, os estudantes participaram da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) e puderam apresentar os projetos desenvolvidos para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. Na sexta-feira, em Goiânia, o grupo conheceu a Universidade Federal de Goiás (UFG) e seus programas de apoio estudantil. Ainda na capital, a programação chegou ao fim no sábado com: visita à Praça Universitária, Museu Antropológico da UFG, Museu Pedro Ludovico, Bosque dos Buritis e Praça Cívica, com direito à roda de conversa com Caiado.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 07.11.2022 06:48 Welington Martins

    Eu vivi tudo isso! Sou professor e é incrível ver como uma viagem pode mudar a história desses adolescentes e mostrar a sua força e importância.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351