Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Jornada de Estudos Brasileiros

Fernando Gabeira vem a Goiás para debate sobre natureza e cidade nesta sexta

Evento será no Condomínio Florata | 17.11.22 - 10:54 Fernando Gabeira vem a Goiás para debate sobre natureza e cidade nesta sexta (FOTO: DANIEL BIANCHINI/DIVULGAÇÃO)
A Redação
 
Goiânia - O jornalista e ambientalista Fernando Gabeira participa, nesta sexta-feira (18/11), às 15h30, de debate sobre cidade e natureza durante evento gratuito no Parque Cultural Florata, em Santo Antônio de Goiás. Além de Gabeira, participam do evento o arquiteto Robson de Almeida, diretor do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); a arquiteta e paisagista Yara Hasegawa, formuladora do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Goiás; e o arquiteto Luiz Fernando Teixeira, conhecido como Xibiu.

O debate integra a programação da "Jornada de Estudos Brasileiros: a natureza e a cidade", evento realizado pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (CEB/UFG) com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia de Goiás (Crea/GO) e apoio da Sociedade Cultural Elysium e do Instituto Biapó. 
 
Jornada
O engenheiro e professor da UFG, Wolney Unes, explica que a jornada irá trazer a importância dos parques para as cidades, algo que se tornou uma marca de Goiânia em todo território nacional. Considerada a cidade dos parques, 60 espalhados pelos bairros, de acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que contribuem também para que a capital goiana tenha 94 metros quadrados de área verde por habitante - 8 vezes a mais do que recomenda a Organização das Nações Unidas (ONU). A capital goiana é a cidade brasileira com mais de um milhão de habitantes mais verde do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
“Curiosamente, no passado, quando o desenvolvimento urbano era associado aos arranha-céus e avenidas movimentadas, os goianienses tentavam negar essa característica tão intrínseca às suas origens. Mas foi justamente este atributo, a abundância de natureza, que tornou seu maior valor reconhecido nacionalmente”, comenta o organizador Ele explica que a pandemia da covid-19 acabou fortalecendo esse modelo de ocupação urbana, uma vez que os parques foram a grande válvula de escape para a população em isolamento social e suas diversas repercussões. Além disso, a consolidação do trabalho remoto abriu caminho para novos modelos de ocupação.
 
“Ao mesmo tempo que uma grande cidade deve conter muitos parques, por que não pode acontecer o contrário? Um parque, mesmo fora da zona urbana, pode se tornar uma centralidade e receber uma ocupação no seu entorno”, comenta. Wolney acrescenta que outro ponto que também será comentado no seminário é sobre os parques serem vistos como patrimônio cultural do nosso estado, um conceito relativamente novo que veio com esse momento nosso da atualidade. “Quando a gente fala em patrimônio cultural, a gente imagina preservação de um prédio antigo e não imagina que isso pode estar ligado a um parque. Mas esse conceito muda tudo e torna a natureza parte do patrimônio nacional cultural”, explica Unes.
 
Parque Cultural Florata
O evento será realizado das 9h às 18h. O local, o Parque Cultural Florata, também será objeto de visitas e estudos, uma vez que a antiga área de pastagem se tornou um parque com mais de 370 mil metros quadrados, e está recebendo ocupação planejada em seu entorno. Parte de sua área está passando por um processo de recuperação ambiental por meio da implantação de uma agrofloresta, uma técnica de plantio que combina culturas agrícolas e arbóreas e que já proporcionou a colheita de mais de 60 toneladas de alimentos orgânicos. Trilhas, reserva de Mata Atlântica em pleno Cerrado, lago e meliponário são outras atrações do lugar, que também possui uma Galeria de Arte Aberta com mais de 10 peças de diferentes artistas.
 
Além dos diálogos, o evento também contará com o lançamento da cartilha “Restaurando a Natureza”, feita em conjunto com os alunos do município de Santo Antônio de Goiás, com apoio do CREA, e do livro “O bosque e a cidade”. Os interessados podem conferir a programação completa e fazer sua inscrição gratuita no site do Parque Florata.
 
Serviço:
Jornada de estudos brasileiros: a natureza e a cidade
Data: 18 de novembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições e programação: www.parqueflorata.com.br
Local: Parque Cultural Florata, Km 12 da rodovia GO-462 - Santo Antônio de
Goiás – GO
Entrada Gratuita
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351