Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ensino superior

Conpeex UFG 2022 celebra bicentenário da independência

Congresso ocorre entre 22 e 25 de novembro | 21.11.22 - 23:04 Conpeex UFG 2022 celebra bicentenário da independência (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Começa nesta terça-feira (22/11), às 13h30, o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), maior evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG). A conferência vai ser realizada de terça-feira a sexta-feira (22/11 a 25/11) e, pela primeira vez desde o início da pandemia, vai ser 100% presencial, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG.
 
O tema da 19ª edição do Conpeex é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento normalmente é realizado em outubro, mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a mudança para novembro deste ano foi necessária em virtude do calendário letivo.
 
Atenta ao aumento de casos de covid-19 em todo o País, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG leva as ações de prevenção e combate à doença para o Conpeex 2022. A primeira delas é a de recomendar fortemente o uso de máscara no Centro de Cultura e Eventos, durante os quatro dias do simpósio. Quem estiver com esquema vacinal atrasado, poderá ser vacinado contra a covid-19 durante o Conpeex, no Espaço Saúde. Na quarta-feira (16/11), a Universidade divulgou uma nota técnica, fazendo recomendações e reforçando condutas, como tem feito desde o início da pandemia.
 
Programação
 
O Conpeex é gratuito e traz uma extensa programação, das 8h às 18h, que envolve desde palestras científicas, a oferta de serviços e apresentações culturais. Na terça-feira (22/11), as atividades começam às 13h30, com a apresentação da Banda Pequi com participação especial da cantora Cláudia Vieira. Às 15h haverá a conferência de abertura que vai ser ministrada pelo professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Dias. Ele vai falar sobre “As vacinas que nos salvam da covid-19 e o combate às fake news e ao negacionismo”.
 
Várias atividades serão reaIizadas simultaneamente a como as palestras da programação principal; da rota da ciência e cultura; relacionadas ao ensino básico, com os docentes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae UFG) e do Sistema de Bibliotecas da UFG, dentre outros.
 
Os visitantes encontrarão ainda o Espaço Extensão UFG + Saúde, no qual será feita a vacinação contra a covid-19; e o Espaço Saúde do Trabalhador, que vai oferecer conteúdos de educação em saúde voltada à saúde do trabalhador, terapias alternativas e complementares.
 
A palestra principal do último dia do evento, sexta-feira (25/11), tem o tema “A Ciência brasileira no bicentenário da Independência” e vai ser ministrada pelo sociólogo e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman.
 
A solenidade de encerramento oficial do 19º Conpeex, às 17h, vai ser marcada pela divulgação do “Prêmio Conpeex 200 anos de independência do Brasil - Faça sua Arte”, a premiação da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário e a entrega do Prêmio TCC UFG.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351