Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ciência

Pesquisa do HC-UFG procura voluntárias sobre dor pélvica crônica

Projeto aborda constelação familiar | 26.01.23 - 11:52 Pesquisa do HC-UFG procura voluntárias sobre dor pélvica crônica (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia –  "O efeito da constelação familiar na qualidade de vida, ansiedade, depressão, resiliência e na intensidade da dor de mulheres com dor pélvica” é o tema da pesquisa dos professores doutores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG) e responsáveis pelo Ambulatório de Dor Pélvica Crônica em Mulheres do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh, José Miguel de Deus e Délio Marques Conde. O projeto conta ainda com a autoria da doutoranda do Programa Ciências da Saúde (FM-UFG) e pesquisadora em Dor Pélvica Crônica, Vânia Meira e Siqueira Campos, e as estudantes de graduação Déborah Alvim Alves e Lara Juliana Fernandes (FM-UFG).
 
Podem participar voluntárias (mulheres) que tenham 18 anos ou mais e que possuam o diagnóstico de dor pélvica crônica (DPC). Além disso, faz-se necessário que cada voluntária assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Não poderão participar:
 
 - Mulheres grávidas ou que estiveram grávidas há, pelo menos, um ano,
 
 - Mulheres em tratamento de câncer.
 
O grupo de amostragem final será constituído de 88 mulheres com DPC. As voluntárias serão divididas aleatoriamente em dois grupos: um de aplicação da técnica de constelação familiar e outro de tratamento habitual da condição. Durante a pesquisa, os grupos serão avaliados em parâmetros como qualidade de vida, ansiedade, depressão, resiliência e intensidade da dor.
 
Os encontros serão conduzidos na Faculdade de Medicina da UFG, localizada na Rua 235, Setor Leste Universitário, Goiânia - GO. A participação das voluntárias na pesquisa será totalmente gratuita e terá a duração de 12 meses. O prazo de recrutamento está previsto para ocorrer de 2/1/23 a 30/6/2023.
 
As interessadas podem entrar em contato através dos telefones: (62) 99975-1988 - Dr. José Miguel e (62) 98156-8779 - Dra. Vânia Meira.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351