Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EDUCAÇÃO

UFG recebe livros do Projeto "Goiás +300"

Acervo propõe reflexão sobre origens goianas | 16.03.23 - 00:06 UFG recebe livros do Projeto "Goiás +300" (Foto: Reprodução Instagram)

Jales Naves 
Especial para o jornal A Redação
 
Goiânia Os coordenadores do Projeto “Goiás +300” estiveram na manhã desta quarta-feira (15/3), na Universidade Federal de Goiás, quando foram recebidos pela reitora Angelita Pereira de Lima e entregaram à instituição os três primeiros livros da coleção, que deve reunir 18 publicações.

A comitiva que realizou a entrega foi formada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Jales Mendonça, e o presidente do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado, Nilson Jaime. Os dois estão à frente do Projeto “Goiás +300”, cujas três primeiras obras tratam dos temas: Memória e Patrimônio, Geografia e História.

Na ocasião, eles explicaram que esse não é um projeto comemorativo, “mas um chamado à reflexão e à ressignificação”, em que “a sociedade goiana é desafiada a ensimesmar-se de suas origens indígenas, afro, mameluco-bandeirante e ibérica, apropriando-se dos elementos étnicos e antropológicos herdados aos povos originários e africanos, sem olvidar da compensação devida pelo enorme passivo social que Goiás tem com as populações indígenas e quilombolas que aqui vivem”.
 
A ideia é que a história de Goiás possa ser compreendida em sua totalidade, sendo ressignificada. De acordo com os coordenadores, o nome “Goiás +300” faz uma alusão ao período de colonização e também evidencia que a história do estado “é bem mais antiga”.
 
Estavam acompanhados do professor Othaniel Alcântara Júnior, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e membro do Icebe, representando os autores dos livros.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351