Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Inclusão

Orquestra Filarmônica de Goiás realiza apresentação para pessoas com Down

Evento será nesta quinta-feira (23/3) | 21.03.23 - 23:55 Orquestra Filarmônica de Goiás realiza apresentação para pessoas com Down (Foto: Secti)

A Redação

Goiânia -
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza, nesta quinta-feira (23/3), Centro Cultural da UFG, uma apresentação especial para pessoas com Síndrome de Down. O evento, batizado de Concerto Sentir a Música e previsto para começar às 20h, foi organizado com ajuda dos alunos do curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, conta com apoio da Associação Down de Goiás. A entrada é gratuita.
 
Sob regência da maestra Mariana Menezes, a Filarmônica apresentará um concerto sensorial, com música e dança. “Será uma experimentação acústica, que envolve uma disposição não-convencional dos instrumentos dentro e fora do palco. Também uniremos forças com os bailarinos do Núcleo de Dança da Escola do Futuro de Goiás”, explica a maestra. 
 
Para Mariana Menezes, a música desperta muitos sentimentos, emoções e também comunica. “Queremos, por meio do Projeto Raízes, gerar oportunidades de escuta, de esperança e de acolhimento para esse e para tantos outros públicos. Queremos recebê-los neste momento do Dia Internacional da Síndrome de Down para celebrá-los e para mostrar que somos parte da mesma comunidade, para nos acolhermos uns aos outros”, pondera.
 
Programa
A Orquestra Filarmônica de Goiás escolheu a Sinfonia Singular de Franz Berwald para o programa deste concerto voltado para pessoas com Síndrome de Down. É uma sinfonia, como o próprio nome ressalta, singular em muitos aspectos. Ao invés do habitual formato de sinfonia em quatro partes, a Sinfonia Singular apresenta três momentos musicais, em que o segundo possui um movimento rápido (Scherzo), mas que se encontra rodeado dos dois lados por um movimento lento. 
 
A singularidade também se encontra na composição harmônica da obra. É uma narrativa musical deslumbrante que brota das mais variadas combinações sonoras escolhidas pelo compositor, que se encontrava tão à frente do seu tempo e foi, como muitos outros gênios na música, um incompreendido.
 
A Orquestra Filarmônica de Goiás é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Serviço - Concerto Sentir a Música, com Orquestra Filarmônica de Goiás 
Quando: quinta-feira (23/3), às 20h
Onde: Centro Cultural UFG (CCUFG), Av. Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia (GO) 
Ingresso: Entrada gratuita


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351