Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Zoonoses

Morcego positivo para raiva é encontrado em Goiânia

Animal estava em casa no Setor Universitário | 22.03.23 - 12:15 Morcego positivo para raiva é encontrado em Goiânia (Foto: divulgação)
Catherine Moraes 

Goiânia – Um morcego positivo para raiva foi identificado nesta terça-feira (21/3) pela Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Goiânia. O animal estava em uma residência no Setor Leste Universitário e agora será feita uma busca ativa para bloqueio vacinal antirrábica dos animais (cães e gatos). Agentes de endemias visitarão todas as casas que ficam próximas ao local onde o morcego foi localizado.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que cães e gatos estejam em dias com a vacinação anual antirrábica. A campanha acontece em setembro, mas existem pontos fixos de vacinação animal: Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro de Zoonoses, na saída para Bela Vista e o Centro de Bem-Estar Animal, no setor Balneário Meia Ponte. Podem se vacinar cães e gatos com mais de três meses.

Em 2022
No ano passado, um caso positivo em um gato que não havia sido vacinado foi confirmado na região norte da capital, além de outros dois em morcegos. Nos morcegos, o vírus é comum, mas em gatos não havia notificação desde 2014. A letalidade da doença é de quase 100%. Se houver acidentes com animais em humanos (mordidas ou arranhados), a orientação é procurar uma unidade de saúde de forma imediata.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351