Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Nísia Trindade visita Cerof da UFG nesta segunda-feira (17/7) em Goiânia

Local é referência em oftalmologia | 16.07.23 - 10:07 Nísia Trindade visita Cerof da UFG nesta segunda-feira (17/7) em Goiânia Nísia Trindade, ministra da Saúde (Foto: Agência Brasil)
A Redação 

Goiânia
- A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai visitar o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, nesta segunda-feira (17/7). O evento está marcado para às 10h. 

Há 25 anos o Cerof impacta diretamente na saúde de milhares de pessoas de Goiás, e de estados vizinhos. Atualmente, são realizados 700 atendimentos diários, graças a um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, que permite que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a um serviço oftalmológico especializado em diversas patologias oftalmológicas complexas, como catarata, retinopatia diabética, glaucoma e descolamento de retina.

O Cerof é o Hospital de Olhos Universidade Federal de Goiás, e além de ações de extensão, é celeiro de ensino e pesquisa.


Um dos fundadores do Cerof, Marcos Ávila, relata que a área de oftalmologia tem crescido em Goiás também por conta da grande quantidade de dissertações e teses que são defendidas no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFG.

“Recentemente um trabalho realizado aqui na UFG a respeito de células tronco que foi publicado em um jornal de grande impacto internacional [Journal of Cellular and Molecular Medicine] e que teve uma grande repercussão, pois células tronco são uma das vertentes para a cura de algumas doenças que hoje não têm cura. Esse trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos", contou.
 
Impacto Internacional
Em 2022 a área de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) se destacou no ranking internacional de universidades EduRank. Segundo o levantamento, a Oftalmologia é a 9ª melhor do Brasil. No quesito América Latina também ficou bem posicionada, no 12º lugar e no âmbito mundial, obteve a 485ª posição. 
 
A expectativa é melhorar ainda mais esses indicadores e colocar a UFG entre os cinco serviços de oftalmologia mais relevantes do País nos próximos cinco anos. "É uma meta ousada, mas que está lançada entre os membros do serviço de oftalmologia da UFG e estamos entusiasmados e motivados para trabalhar duro para que isso possa efetivamente acontecer", declara Marcos Ávila.
 
Muito trabalho está sendo feito para criar condições de se chegar ao objetivo planejado. Uma delas é a expansão do Cerof, que prevê o aumento da área física que hoje tem 3.330 metros quadrados e a remodelação de toda a estrutura interna para um atendimento mais ágil, efetivo e com novo modelo de atendimento aos pacientes do SUS que chegam e que têm doenças graves.
 
Histórico
O que hoje é o Cerof nasceu de dois pequenos consultórios na Faculdade de Medicina da UFG em 1997. Na época, os cinco professores da área que atendiam cerca de 200 pacientes por mês, auxiliados pelos estudantes da disciplina de Oftalmologia. À medida que a demanda crescia, teve início às tratativas, com o então secretário municipal de saúde, para a criação de um projeto assistencial que pudesse atender um número maior de usuários do SUS. 
 
Já em 1999, foi firmado um novo contrato de expansão com a SMS que permitiu a construção do atual prédio do CEROF, construído em um terreno da UFG, ao lado do Hospital das Clínicas . Oficialmente o prédio foi inaugurado em 2000. Em 2019 se tornou por decisão do Conselho Universitário da UFG um Hospital de Olhos.
 
“O CEROF tem como meta facilitar o acesso ao atendimento oftalmológico de qualidade aos pacientes dependentes do SUS, essa é a nossa grande missão. Acredito que o nascimento do Centro foi um dos divisores de água do atendimento do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás e em alguns Estados vizinhos”, concluiu o médico.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.07.2023 10:54 Sâmara Leite Batista

    Cadê o dinheiro da ENF?? #fora_nisia

  • 17.07.2023 09:48 Alcino Pereira Barbosa

    Todas as conquistas que a Enfermagem conseguiu entre 2020 e 2023 estão caindo por terra ??. A lei 14.434/22 está sendo esfacelada diuturnamente. Agora a pergunta que não quer calar, cadê os políticos que lutaram "bravamente pelo piso da Enfermagem"?? Ministra Nisia Trindade cadê o piso da Enfermagem ? Agora o piso está se transformando em TETO ?? #fora_nisia

  • 17.07.2023 09:45 Maria do Socorro Pereira

    Todas as conquistas que a Enfermagem conseguiu entre 2020 e 2023 estão caindo por terra ??. A lei 14.434/22 está sendo esfacelada diuturnamente. Agora a pergunta que não quer calar, cadê os políticos que lutaram "bravamente pelo piso da Enfermagem"?? Ministra Nisia Trindade cadê o piso da Enfermagem ? Agora o piso está se transformando em TETO ?? #fora_nisia

  • 17.07.2023 08:42 Vanderleide. De. Almeida

    Bom dia. . Cadê a portaria, senhora ministra

  • 17.07.2023 07:47 Eudesio

    Cadê o dinheiro da enfermagem Ministra.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351