Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2024

Tranquilidade e segurança marcam o 2º turno das eleições em Goiás

Pleito não teve ocorrências até o momento | 27.10.24 - 11:00 Tranquilidade e segurança marcam o 2º turno das eleições em Goiás Coletiva de imprensa sobre ocorrências neste domingo (Foto: reprodução)Samuel Straioto

Goiânia – Neste domingo (27/10), as eleições municipais em Goiás transcorrem com tranquilidade e segurança, especialmente nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, que realizam o segundo turno. Até o momento, não foram registradas ocorrências relevantes que comprometam o processo eleitoral, e a expectativa é de que a votação siga em clima de paz e civismo, com a participação ativa dos eleitores nas urnas.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, relatou que, até as 10 horas da manhã, não houve nenhum registro de ocorrência ou intercorrência eleitoral.

“As eleições estão tranquilas. Estamos concentrados em Goiânia, na região metropolitana e em Anápolis. As unidades especializadas estão de prontidão, aquarteladas, e creio que não haverá necessidade de acionamento. A Polícia Militar está fazendo a sua parte preventiva, com duplas em todos os colégios eleitorais para garantir a ordem”, destacou Brum.

Efetivo
Para garantir a ordem, a Polícia Militar está mobilizando mais de mil policiais em Goiás. O comandante geral da PM, coronel Marcelo Granja, afirmou que “mais de 1.060 policiais estão diretamente envolvidos nas escolas, sem comprometer o patrulhamento normal da cidade”. Ele acrescentou que o efetivo está atuando em horários de folga, realizando horas extras, o que significa um reforço significativo em relação ao contingente regular.

Expectativa de Comemorações
Com a segurança em alta, a expectativa para o pós-votação também é abordada pelos representantes de segurança. O secretário Brum mencionou que, após a apuração dos votos, as forças de segurança estarão preparadas para qualquer comemoração que possa ocorrer. “Estaremos preparados para depois da apuração e as possíveis comemorações que porventura venham a ocorrer”, declarou, ressaltando a importância de manter a ordem durante e após o processo eleitoral.

Análise do Processo Eleitoral
O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, compartilhou a sensação de tranquilidade em relação ao andamento das eleições. “Não há intercorrência e não há expectativa de fatos que possam deslustrar este momento”, afirmou, ao mencionar que apenas sete urnas precisaram ser substituídas, o que representa um número baixo em relação ao total de mais de 4.700 urnas disponíveis para a votação.

Braga também incentivou a população a comparecer às urnas e exercer seu direito ao voto, destacando que “o TRE está em comemoração porque antevemos um sucesso”. Ele reforçou que as principais dúvidas dos eleitores estão relacionadas a locais de votação e documentos necessários, indicando um bom nível de organização.

Braga informou ainda que, no total, 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar, distribuídos em 3.000 urnas em Goiânia, 833 em Anápolis e 916 em Aparecida de Goiânia. “Estamos absolutamente tranquilos com o transcurso do processo eleitoral e a minha convocação é para que os eleitores compareçam, exercitem a plenitude do voto, que é a consagração da democracia”, reforçou.

Divulgação dos resultados
Além disso, o TRE está preparado para divulgar os resultados logo após o encerramento da votação. O desembargador afirmou que a expectativa é que, assim como no primeiro turno, a contagem dos votos ocorra de forma rápida e eficiente. “A previsão é a mais otimista, logo em seguida, daremos os resultados, como ocorreu no primeiro turno, em que fomos campeões na divulgação”, declarou Braga.
 
Leia mais

Locais de votação amanhecem limpos em Goiânia no segundo turno
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351