A Redação
Goiânia - O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto de circulação nacional realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, terá apresentação do espetáculo “Bom pra Cachorro – Circo Teatro do Abelardo”, hoje às 20h, no Teatro Sesc Centro, em Goiânia.
O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O “Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil” percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.
“Bom pra Cachorro – Circo Teatro do Abelardo” é um divertido espetáculo de teatro de bonecos inspirado na vida dos artistas circenses brasileiros. Em cena, a caminhonete do circo está atolada na beira da estrada. Enquanto dois ajudantes tentam destravar o veículo para seguir viagem, o cachorro Abelardo apresenta o show de variedades em que bonecos de pelúcia, brinquedos e objetos se transformam em inusitadas atrações como a pulga Patrícia Peralta e o coelho Renato Aéreo.
"A programação do 'Circula Sesc - Artistas Gaúchos pelo Brasil' foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano", explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. "Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história", complementa.
O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.
Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre. O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.
Programação:
“Bom pra cachorro - Circo teatro do Abelardo”
Artista: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
Dia: 27/11
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Centro