A Redação
Goiânia - Goiânia conta com mais uma atração para os turistas e moradores da cidade: o Caminho dos Bougainvilles, uma nova opção de turismo urbano que combina natureza, mobilidade e valorização do patrimônio histórico e cultural da capital goiana. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), é responsável pela realização da iniciativa, que será oficialmente lançada neste domingo (27/4), às 8h, com um passeio ciclístico. O evento terá saída do Parque Lago das Rosas.

O projeto, que tem o apoio da Consciente Construtora, do Instituto Consciente e da Piracanjuba, oferece uma trilha urbana de mais de 50 quilômetros de extensão, com opções para percorrê-la a pé ou de bicicleta. O Caminho dos Bougainvilles é composto por quatro roteiros distintos, que passam por importantes pontos históricos, culturais e naturais de Goiânia. São eles:
• Roteiro Art Déco: Um percurso pelo centro da cidade, com destaque para a arquitetura histórica, cultura, gastronomia e lazer, dividido em três trechos chamados de “Pétalas”.
• Roteiro Parques I: Do Parque Lago das Rosas ao Jardim Botânico.
• Roteiro Parques II: Do Parque Lago das Rosas ao Macambira Anicuns.
• Roteiro Praças: Do Parque Lago das Rosas à Praça do Amor.
A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, ressaltou que o projeto é uma entrega concreta da política de valorização do turismo urbano e de preservação dos espaços públicos. “Criamos uma rota que convida o cidadão a olhar para Goiânia com outros olhos, mais sensíveis ao que é belo, histórico e sustentável. Queremos incentivar o pertencimento, a mobilidade ativa e o cuidado com os espaços públicos”, afirmou.
Nárcia Kelly também destacou que o Caminho dos Bougainvilles fortalece o turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável e valorização cultural. O projeto integra o Desafio das Flores, uma iniciativa da GoiásTurismo que visa conectar cultura, meio ambiente e qualidade de vida por meio de trilhas em diversas cidades do estado.
"O Caminho dos Bougainvilles fortalece a mobilidade sustentável e resgata nossa história, passando por áreas que refletem a nossa rica arquitetura art déco e o verde das nossas árvores, que são tão emblemáticas. Goiânia recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela ONU. Nós temos que valorizar isso. O projeto não só dá destaque para a nossa identidade cultural, mas também promove o turismo como um meio de conectar as pessoas ao meio ambiente e à qualidade de vida", completou.
Pergolado
Entre os destaques do trajeto está o pergolado instalado no Parque Lago das Rosas, ornamentado com mudas de bougainvilles plantadas pela Consciente Construtora e Incorporadora e pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
O presidente da Consciente, Ilézio Inácio, destacou a importância de a incorporadora participar de iniciativas como esta. “A construção do pergolado e a doação de mudas de bougainvilles representam mais do que uma ação pontual, são uma demonstração do nosso compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e com a valorização dos espaços públicos. Como empresa genuinamente goianiense, acreditamos que a construção de uma cidade melhor passa por gestos que incentivem o convívio, o cuidado com o meio ambiente e a harmonia entre o urbanismo e a natureza”, reforçou.
Já o presidente do Instituto Consciente, braço socioambiental da incorporadora, Felipe Inácio, elencou a importância da inauguração do Caminho dos Bougainvilles para a cidade. “Este momento é resultado de uma união de esforços que nos enche de orgulho e esta iniciativa só foi possível graças à parceria entre o Instituto, a Prefeitura de Goiânia e a Agência Municipal de Turismo e Eventos, uma aliança que mostra o quanto podemos avançar quando trabalhamos juntos pelo bem coletivo”, finalizou.