Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

RoboCup 2025

Alunos da UFG são classificados para maior campeonato de robótica do mundo

Equipe busca apoio para custear viagem | 06.05.25 - 10:01 Alunos da UFG são classificados para maior campeonato de robótica do mundo (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram classificados para participar da RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo, que será realizado de 15 a 21 de julho, em Salvador (BA). A equipe Pequi Mecânico será a representante do Estado de Goiás no evento, reunindo universidades e centros de pesquisa de ponta em inteligência artificial, automação e robótica autônoma.
 
Fundado em 2010, o Pequi Mecânico é formado por alunos de graduação da UFG e é hoje uma das maiores referências em robótica acadêmica do Centro-Oeste. A equipe disputará a RoboCup em quatro modalidades oficiais: Humanoid League (robôs humanoides autônomos que jogam futebol), Simulation League (agentes inteligentes em ambientes virtuais), Flying Robots Trial League (drones autônomos) e @Home League (robôs móveis voltados à assistência doméstica).
 
Essa conquista destaca o protagonismo da UFG na formação de jovens cientistas e na promoção da inovação tecnológica em nível nacional e internacional. A RoboCup 2025 será realizada pela primeira vez no Brasil e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de patrocínio de instituições como SESI, SEBRAE e Petrobras.
 
Equipe busca apoio para representar Goiás
Para garantir a participação na competição, o Pequi Mecânico busca apoio institucional e financeiro para cobrir os custos logísticos e operacionais da viagem de aproximadamente 30 integrantes da equipe. A estimativa total de investimento é de cerca de R$ 100 mil, valor que inclui taxas de inscrição (em dólar), passagens, hospedagem e alimentação.
 
As inscrições para a RoboCup são feitas em três etapas, e a equipe busca fechar as primeiras fases com a menor cotação possível para otimizar os recursos. Além disso, o grupo se compromete com total transparência e prestação de contas, estando aberto a reuniões com apoiadores interessados em contribuir com o projeto.
 
O Pequi Mecânico conta atualmente com apoio de centros de excelência da UFG, como o CEIA, AKCIT e CERISE, além de realizar atividades de extensão, divulgação científica em escolas públicas e capacitações abertas à comunidade. Entre seus impactos diretos estão o estímulo à interdisciplinaridade, a redução da evasão universitária, o fortalecimento do vínculo entre aluno e universidade e a promoção da ciência como ferramenta de transformação social.

Leia mais:
UFG atinge nota de excelência em indicador do MEC pela primeira vez

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351