Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Dr. Waldemar Naves do Amaral, ontem, na ANM (Foto: divulgação)Jales Naves Especial para A Redação
Goiânia – Goiano de Porangatu, o médico Waldemar Naves do Amaral, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, e um dos fundadores do Centro de Medicina Fetal de Goiás, é o mais novo membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), Cadeira nº 75. Primeiro médico goiano a ingressar na ANM, que tem quase 200 anos, ele enfrentou as avaliações técnicas para admissão na Academia (apresentação de tese e memorial) e votação em plenário, que ocorreu nesta quinta-feira (22/5), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, quando obteve 46 votos. A posse solene será marcada para os próximos dias.
A história da Academia Nacional de Medicina se confunde com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país. Fundada sob o reinado do imperador dom Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.
Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18h, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Essa reunião faz da ANM a mais antiga e única entidade científica dedicada à saúde a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. Também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.
Quem é
Destaque como pesquisador – em especial na área de reprodução humana, integrando a equipe pioneira na criação do bebê de proveta no Centro-Oeste brasileiro – e por sua atuação como professor, Waldemar é o atual diretor da Faculdade de Medicina da UFG. Filho de Nilza Naves Amaral e Waldemar Lopes do Amaral Brito, é casado com a também médica Mara Sandra Coelho Borges do Amaral, com quem tem dois filhos: Waldemar Naves do Amaral Filho e Alexandre Alcides Borges do Amaral, ambos nascidos em Goiânia.
Classificado em terceiro lugar no vestibular, ingressou na Faculdade de Medicina da UFG aos 16 anos. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Diagnóstico por Imagem (USG); mestre e doutor pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG.
Entre seus vários cargos e conquistas, é diretor secretário-geral e membro da Academia Goiana de Medicina; membro da Academia Nacional de Saúde dos Policiais Militares e Bombeiros Militares; é presidente da Sociedade Brasileira de Ética Médica; presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Goiás; coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital e Maternidade Dona Iris, de Goiânia; coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás; membro do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas; ex-presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia; tesoureiro e ex-presidente da Associação Médica de Goiás; ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana; e presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia, Robótica e Digital.