A Redação
Goiânia - Conforme já havia adiantado, mesmo sem muitos detalhes, o prefeito Sandro Mabel confirmou, nesta quinta-feira (24/7), a troca definitiva na gestão das três principais maternidades da rede municipal de Goiânia. Assim, dentro de até 90 dias, Célia Câmara, Nascer Cidadão e Dona Íris estarão sob gestão de novas Organizações Sociais (OSs). Os nomes das entidades, segundo divulgou o jornal O Popular, serão anunciados em até 20 dias.
A decisão marca o fim da parceria com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), que hoje administra as três unidades. De acordo com o próprio Mabel, o acordo atual custa quase R$ 20 milhões por mês. Os contratos com as novas OSs serão emergenciais, com duração de até um ano e valor mensal total estimado em R$ 12,5 milhões.
Em nota, a Fundahc disse que mais de 1,2 mil profissionais trabalham nas três maternidades, além de equipes médicas de 18 empresas prestadoras de serviço.
A Fundação alegou ainda que até o momento não recebeu qualquer notificação oficial da Prefeitura de Goiânia sobre o encerramento dos convênios de gestão. Por isso, não há procedimentos jurídicos em curso com efeito prático e imediato.
"A falta de definições oficiais, acarreta prejuízos aos serviços prestados, impactando diretamente a população que necessita de atendimento de qualidade, os trabalhadores que se dedicam diariamente à oferta de assistência humanizada e os fornecedores, que seguem como nossos parceiros, mesmo diante de altos valores em aberto", conclui o documento.