Ludymila Siqueira
Goiânia - Você também está estranhando este tempo mais ameno em pleno agosto no Estado de Goiás? Esse fenômeno ocorre devido a uma massa de ar frio de origem polar que atinge o Brasil. No território goiano, algumas cidades registram mínimas de 6°C. Na capital, segundo a previsão do Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), a mínima prevista para esta terça-feira (12/8) é de 12°C. Para o Sudoeste goiano, a previsão indica possibilidade de geada leve a moderada, o que acende o alerta para produtores rurais.
De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), a massa de ar frio começa a perder força a partir de quarta-feira (13/8). Até lá, as manhãs permanecem mais frias, as tardes com temperaturas elevadas e há declínio dos termômetros durante a noite.
Amorim também alerta para a umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 20%. Com isso, há maior risco à saúde, principalmente para a hidratação. Além disso, apesar do frio, o ar seco favorece a possibilidade de queimadas.